São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA/ESTRÉIA

"XUXA POPSTAR"

Com R$ 2,8 mi, novo filme quer superar antecessor

Propaganda é alvo do longa para "baixinhos"



LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Um avião da TAM aterrissa. Xuxa, no papel de Nick, chega em casa e liga o computador. Na tela, surge o Portal X, um dos mais importantes investimentos da apresentadora neste ano, feito em parceria com a Globo.com. É assim o primeiro minuto de "Xuxa Popstar", que estréia hoje nos cinemas e tem no elenco principal Xuxa e uma série de marcas famosas.
Com um investimento de R$ 2,8 milhões para a produção e R$ 1,5 mi para a comercialização, o novo filme de Xuxa, dirigido por Paulo Sérgio de Almeida e Tizuka Yamazaki, tem como tema o mundo da moda. O pretexto não poderia ser melhor para transformar a obra em uma costura de vários merchandisings, que inclui, claro, a grife infantil da apresentadora, O Bicho Comeu. Ao introduzir a marca no roteiro, Xuxa também dá espaço para sua irmã, Solange Meneghel, que, na tela e na vida real, cuida do negócio.
Xuxa faz o papel de uma top model internacional, Nick, que decide deixar as passarelas para virar empresária da moda. Pela Internet, ou melhor, pelo Portal X, ela conhece seu amado, que navega com o apelido de Raio de Luz. Para interpretar o par romântico da loira, ninguém melhor que um galã da novela das oito da Globo: Luigi Baricelli.
Nick é convidada a trabalhar na agência do vilão J.P. (Marcos Frota). Indo para a empresa concorrente, a Popstar, ela arranja a encrenca necessária para segurar a trama. Desprezado, o empresário do mal passa o tempo que resta entre um clipe de uma banda famosa e um merchandising tentando arruinar a carreira dela.
Em entrevista durante o lançamento do filme, Xuxa comemorou as gargalhadas dadas por jornalistas que assistiram ao filme. Tudo isso seria mesmo cômico se não fosse trágico: a maioria da platéia ria, na verdade, da tentativa desesperada de encaixar um número interminável de produtos e gente famosa no roteiro.
Um dos momentos que levaram o público ao "delírio" foi a seguinte cena: Solange Meneghel está no camarim arrumando roupas em uma arara logo depois de um desfile. De repente, surge Carla Cristina, vocalista do grupo As Meninas. Vem o diálogo: "Amiga, quanto tempo!", diz a cantora. "É mesmo! O que você tem feito?", pergunta a irmã de Xuxa, no papel dela mesma. "Meu disco está um sucesso ab-so-lu-to", responde Carla. "Então canta um pouquinho pra gente!"
Eis que a cantora pula no meio do resto do grupo, que estava à sua espera com todos os instrumentos no centro do camarim, e canta um recente sucesso.
No clímax da história, Nick está em seu apartamento, tentando se livrar do empresário do mal, quando a porta se abre e surge Rodriguinho, do grupo de pagode Os Travessos. "Rodriguinho, você por aqui!?", diz a loira. "Vim fazer uma visitinha", responde. "Ah! Mas, então, vai ter de cantar uma música para a gente." E, do mesmo lugar de onde veio o vocalista, surgem os outros integrantes do grupo, que pulam no meio do apartamento para apresentar um sucesso do último CD.
Uma boa pergunta: para onde foram, depois dos clipes, As Meninas, Os Travessos e mais: É o Tchan, Deborah Blando, Harmonia do Samba, KLB, Maurício Manieri...? Foi o que todos se perguntaram quando o filme acabou.
Na entrevista, Xuxa, comovida, agradeceu aos artistas que participaram do filme "sem cobrar nenhum centavo", só pela boa vontade de estar em uma co-produção da Xuxa Produções, Diler & Associados e Warner, que tem como meta bater a bilheteria de "Xuxa Requebra", uma das maiores do cinema nacional, com mais de 2 milhões de espectadores.
O grande orgulho da equipe, segundo Xuxa, foi fazer um filme "que traz uma mensagem importante para as crianças".
"Fizemos uma pesquisa e constatamos que os meninos querem ser jogadores de futebol e as meninas, modelos, manequins e cantoras. Acho importante que elas saibam que é preciso ter muita cabeça para não cair no lado ruim da profissão, que tem drogas, prostituição..."
Uma mensagem do bem para as crianças de hoje, consumidores do futuro, com o apoio da TAM, Bon Marché, C&A, Wellaton, Wet'n'Wild, McDonald's...


Texto Anterior: Erika Palomino: Saiba: Pareto ganha troféu Noite Ilustrada 2000
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.