São Paulo, quarta-feira, 15 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Marcos André Pinto/Divulgação
VEM AÍ Belisário França dirige Roberto Menescal em gravação de "7 x Bossa Nova", série de sete documentários sobre bossa nova que está sendo gravada no Rio e que a DirecTV exibe em 2005

Procuradoria cria força-tarefa antibaixaria

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O Ministério Público Federal (MPF) criou uma força-tarefa para fiscalizar a TV. O foco da ação serão os dez programas que lideram o ranking da baixaria, elaborado pela campanha Quem Financia a Baixaria É contra a Cidadania, da Câmara dos Deputados.
Chamada de Grupo de Trabalho de Comunicação Social, "a força" é formada por uma equipe de seis procuradores de diferentes Estados, liderados por Ela Wiecko, subprocuradora-geral da República e chefe da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.
Dois procuradores acabam de ser destacados para monitorar os programas que estão no ranking da baixaria. Marcus Vinicius Macedo, do Acre, ficou encarregado de vigiar o "Pânico" (Rede TV!) e o "Cidade Alerta" (Record). Ele diz que está gravando os programas e reunindo cenas que desrespeitam os direitos do cidadão.
Sérgio Suiama, procurador da República em São Paulo, ficou encarregado de monitorar programas que veiculam preconceitos ou discriminações contra minorias. Ele deve fechar parceria com ONGs que irão ajudá-lo.
O grupo volta a se reunir em fevereiro para definir as ações _administrativas ou judiciais_ que tomará. Irá elaborar um conjunto de princípios que norteará o MPF em todo o país. Entre esses princípios já estão o preconceito e a presunção de inocência. Estuda-se promover curso sobre comunicação para todo o MPF.

OUTRO CANAL

Atração
A Record está tentando tirar da Globo os filmes da Universal Studios (que nada tem a ver com a Igreja Universal). Produtora e distribuidora de arrasa-quarteirões como "Hulk", "Parque dos Dinossauros" e "O Retorno da Múmia", a Universal é parceira da Globo no Brasil, mas o contrato entre elas está vencendo.

Congestionamento
Desde que a Folha revelou, no domingo, que é verdadeiro o vídeo em que William Bonner aparece imitando Clodovil Hernandes, o blog Kibe Loco (www.kibeloco.com.br) já recebeu mais de 400 mil acessos. O normal são 30 mil visitas por dia.

Novidade 1
A TeleImage (empresa ligada à Casablanca e que finalizou 56 longas e curtas-metragens para cinema neste ano) está negociando com a produtora Infoco parceria por um novo canal pago dedicado ao audiovisual brasileiro.

Novidade 2
Segundo Patrick Siaretta, presidente da TeleImage, o canal, embora do mesmo gênero, será bem diferente do Canal Brasil (Globosat). "Vai ter muitos curtas, documentários e musicais, não apenas longas. Tudo o que for produção independente nacional. Para dar um gás a esse mercado", diz.

Acabamento
Durante o concurso da nova mulata Globeleza, no último "Domingão do Faustão", eram visíveis os contornos da genitália de uma das concorrentes. Isso às 15h. Na Globo.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Socorro! Assaltaram os Reis Magos!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.