São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

Mulher-Gato 
SBT, 14h45; livre. (Catwoman). EUA, 2004, 104 min. Direção: Pitof. Com Halle Berry, Sharon Stone, Benjamin Bratt, Lambert Wilson.
Pitof, diretor do cult francês "Vidocq", faz uma das piores adaptações de quadrinhos de todos os tempos. A história, mais bemcontada, ainda que perifericamente, no ótimo "Batman - O Retorno", fala sobre a secretária que se transforma na "heroína" (com aspas) justiceira. O que machuca é ver duas das belas mulheres de Hollywood, Halle Berry e Sharon Stone, e ótimas atrizes, submetidas a tal atrocidade.

O Guardião - Em Busca da Lança Sagrada  
Globo, 16h05; classificação indicativa não informada. (The Librarian - The Quest for the Spear). EUA, 2004, 92 min. Direção: Peter Winther. Com Noah Wyle, Sonya Walger, Bob Newhart, Kyle MacLachlan.
O McGuffin, aqui, é uma lança sagrada de que um dos três fragmentos é roubado. Na qualidade de guardião do artefato, Flynn Carsen (Wyle) sai em viagem ao lado de Nicole (Walger) pela América do Sul. O McGuffin, para Hitchcock, era algo que interessava muito aos protagonistas do filme, mas nada a nós, espectadores: era apenas a isca a partir da qual se desenvolvia uma aventura e um raciocínio. Aqui, claro, a isca é o princípio e o fim das coisas. Feito para TV. Inédito.

Procurando Nemo     
Globo, 22h15; classificação indicativa não informada. (Finding Nemo). EUA, 2003, 100 min. Direção: Andrew Stanton.
Um peixinho é seqüestrado e levado para outra parte do mundo. Em vista disso, seu pai é tomado de brios e parte em busca do filho. Stanton dirige esta animação escrita por ele próprio em que tudo tem a ver com proteção paterna (ou materna, pela referência à água), e não é por acaso que as crianças adoram esse enredo angustiante, que também satisfaz aos adultos pela gravidade. Animação muito bem achada. Inédito.

Mulheres do Brasil   
Globo, 2h10; classificação indicativa não informada. Brasil, 2006. Direção: Malu de Martino. Com Dira Paes, Camila Pitanga, Bete Coelho, Ana Beatriz Nogueira.
Cinco histórias de mulheres brasileiras, vivendo em várias cidades do país, metrópoles (Rio, São Paulo) ou nem tanto. Desse mosaico de histórias e personagens diferentes e em variados tons busca-se dizer algo sobre a alma feminina do país. O filme passou em branco, o que não é necessariamente culpa dele. Inédito. (INÁCIO ARAUJO)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Outro Canal - Daniel Castro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.