São Paulo, quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA ROCK

Biografia de David Bowie decepciona ao não investigar a fase reclusa do cantor

DE SÃO PAULO

David Bowie é um personagem fascinante na história do rock. Poucos mexeram tanto com os rumos da música e também com o cenário sexual de sua época. Só falta a ele um biógrafo melhor.
O livro de Marc Spitz, colaborador de revistas como "Uncut" e "Spin", foi antecedido de muita expectativa.
Anunciado como a biografia "definitiva" do ídolo, poderia dar alguma luz sobre os últimos cinco anos, período em que Bowie não lançou discos nem fez shows.
Como aparece cada vez menos na mídia, aumentam os rumores de que ele ficou muito debilitado depois da cirurgia cardíaca para desobstrução de uma artéria, realizada em 2004.
A primeira das decepções do livro: não há novidade sobre a saúde do cantor. Apenas descrições das aparições recentes e relatos de amigos, nada conclusivos.
Outra frustração: fica evidente que Spitz não conseguiu entrevistar Bowie. As declarações dele no texto são tiradas de material já publicado -e falta dar crédito a muitas dessas fontes.
Os defeitos do volume se completam com o estilo de Spitz, que tenta aparecer mais do que o biografado. Ele teima em se mostrar crítico pop e, digamos, "poeta".
Quando não tece longos comentários, realmente muito longos, sobre os discos de Bowie, Spitz se perde em trechos constrangedores. Ele ousa abrir um capítulo falando sobre um alien que vive na casa vizinha àquela em que o cantor nasceu. Sério.
Tudo isso só não faz de "Bowie" um livro desprezível porque a trajetória dele segura a leitura. Está tudo ali: as muitas tentativas de sucesso antes de estourar com "Space Oddity", a criação do glam com a figura andrógina de Ziggy Stardust, as drogas de todos os tipos, as incursões bem-sucedidas no cinema. Talvez o artista mais influente no rock, Bowie tem um lugar gigantesco na história do gênero, mas ainda precisa de uma verdadeira biografia "definitiva". (TM)

BOWIE - A BIOGRAFIA
AUTOR Marc Spitz
TRADUÇÃO Santiago Nazarian
EDITORA Benvirá
QUANTO R$ 49 (448 págs.)
AVALIAÇÃO ruim




Texto Anterior: Raio-x: Patti Smith
Próximo Texto: Raio-x: David Bowie
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.