São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA/LANÇAMENTOS

Artistas trazem alternativa ao rock/pop de butique

O laboratório latino-americano

Rock latino pega carona no sucesso de Ricky Martin e Christina Aguilera e mostra a cara ao mercado mundial

SYLVIA COLOMBO
DA REPORTAGEM LOCAL

A comunidade latina nos EUA não pára de crescer, transformando cidades como Miami e Los Angeles em verdadeiros laboratórios em que misturas culturais são testadas, aprovadas e, em alguns casos, colocadas no mercado de forma arrasadora. É o caso do pop baba de Ricky Martin, Jennifer Lopez, Christina Aguilera e Marc Anthony, entre tantos outros, que movimentam cifras milionárias e milhões de discos a cada ano.
O trio Bacilos, cujo nome também evoca a idéia de trabalho em laboratório, é um exemplo de que é possível abrir espaço nesse mercado para produções experimentais e menos interessadas em um retorno comercial.
Formada por um colombiano, um porto-riquenho e um brasileiro, estudantes da Universidade de Miami, a banda está lançando seu primeiro disco, "Bacilos", por um grande selo, em tour promocional na América Latina e nos EUA. O CD ainda não tem data prevista para sair no Brasil.
O álbum é o resultado do encontro das origens culturais de seus integrantes. Há a melodia lamuriante da canção andina, ritmo caribenho em faixas mais dançantes e percussão afro-brasileira.
O colombiano Jorge Villamizar assina a maioria das letras. Há baladas românticas pouco originais, como a primeira música de trabalho do CD, "Tabaco y Chanel". Mas há misturas inventivas, como em "Crónica de una Inmigración Anunciada" -que tem rap, arranjo de cordas e ritmo marcado por tambores- ou nas dançantes "Bésela Ya" e "Ahí Va la Madera", de inspiração afro-caribenha.
O álbum "Bacilos" foi baseado no CD independente "Madera", que o trio lançou artesanalmente em Miami em 99. Para assinar com um grande selo, porém, o grupo teve de abrir mão de algumas músicas "combativas". A pedido da gravadora, caíram do repertório da banda uma canção sobre os guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e outra sobre refugiados cubanos nos EUA.
Ainda assim, três letras de conteúdo social foram mantidas, "Cuestión de Madera", que narra encontro de um "patrón" com um "camarero" (garçom) em um restaurante, "Ahí Va la Madera", sobre a exploração de recursos, e "Crónica de una Inmigración Anunciada", sobre mudanças de costumes causadas pelos latinos nos EUA ("ahora todo mundo quiere Taco Bell/ y vender arepas en la calle en Nueva York").
Mais do que fazer canções panfletárias, porém, o que parece motivar o Bacilos é a busca por um pop acústico latino flexível e criativo a partir da mescla de suas origens, ancorando sua música nas cordas -violão de nylon, violino- e na percussão brasileira.


Bacilos
    
Artista: Bacilos
Lançamento: Warner (importado)
Quanto: US$ 15, em média
Informações: www.bacilos.com
Onde comprar: www.amazon.com, www.cdnow.com



Texto Anterior: Programação
Próximo Texto: "Fijate bien": Juanes, o antigalã, funde gêneros e é promessa colombiana no rock
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.