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LANÇAMENTOS / DVD
COLEÇÃO
Pacote traz "JFK - A Pergunta que Não Quer Calar", "Assassinos por Natureza", "Entre o Céu e a Terra" e "Um Domingo Qualquer"
Caixa envereda pela América de Oliver Stone
BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO
Para um país que diz prezar
tanto a verdade, é de estranhar que os EUA tenham presidentes com mentiras no ponto de
inflexão de seus mandatos. Ou
então que esse seja o país em que
elaborar teorias da conspiração é
quase esporte nacional.
Nessa lógica, nada mais normal
que, no cinema, os EUA tenham
como espécies de "ombudsmen"
nomes como Oliver Stone ou Michael Moore. Cada um deles
usando estratégias de criação de
verdades, como a manipulação da
imagem (Stone) ou a incitação ao
ridículo (Moore), para levar à tona questionamentos públicos.
A América e seus esqueletos de
armário, também presentes no
mais recente Stone, "Alexandre",
recheiam a "Coleção Oliver Stone", caixa de quatro DVDs do diretor, que traz "JFK - A Pergunta
que Não Quer Calar" (91), "Entre
o Céu e a Terra" (93), "Assassinos
por Natureza" (94) e "Um Domingo Qualquer" (99).
E é com "JFK" -aqui na versão
"director's cut"-, um de seus
maiores filmes, que o cineasta remove quaisquer dúvidas que poderiam existir sobre seus métodos
de trabalho, ao abordar o momento em que os EUA perdem
sua inocência -o assassinato do
presidente John F. Kennedy.
Stone é, antes de mais nada, um
obstinado manipulador de fatos,
que usa a montagem como arma.
A tese de Jim Garrison (Kevin
Costner)/Stone nada mais é que o
ato de um cineasta editando seu
filme, tendo o registro de Zapruder como matéria-prima.
O mesmo homem perplexo
com as ambigüidades de um país
que vende a idéia de liberdade,
mas ao mesmo tempo sonega informações sobre a morte de um
presidente lança olhar crítico/oportunista sobre as relações entre
a mídia e a violência, em "Assassinos". Afinal, neste "road movie",
é quase impossível enxergar os limites entre a defesa de um cinema
de violência e a ironia. Nos extras
deste DVD -que traz documentário, cenas excluídas e final alternativo-, Stone se defende da
acusação, dizendo que a estilização é para forçar o caráter cartum
do filme e que o discurso é dos
personagens, não dele.
Com "Entre o Céu e a Terra" e
"Um Domingo Qualquer", Stone
reafirma sua crença no poder
transformador do ser humano e
na sua capacidade de superar obstáculos. No primeiro, um melodrama, o diretor encerra sua trilogia sobre a Guerra do Vietnã ao
adotar o ponto de vista do outro
lado, na figura de uma garota
oriental que passa por maus bocados. O DVD traz cenas excluídas.
Em "Domingo", ele vê o campo
de futebol americano como microcosmo da sociedade dos EUA.
Na figura de um treinador em fim
de carreira, o cineasta avalia o romantismo dos "velhos tempos",
destruído pela lógica capitalista.
Na sua crítica à opressão e aos
mecanismos escusos do poder,
Stone reforça ao extremo a força
do cinema enquanto usuário de
procedimentos da TV, na tentativa de moldar o coro da opinião
pública -a emoção, as lágrimas
etc. Na ambigüidade, Stone é um
grande norte-americano.
Coleção Oliver Stone
Assassinos por Natureza:
Um Domingo Qualquer:
Entre o Céu e a Terra:
JFK - A Pergunta que Não Quer Calar:
Quanto: R$ 100, em média
(Warner)
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