São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Índice

Meryl Streep ganha seu 6º Globo de Ouro

Atriz é escolhida por seu papel em "Diabo Veste Prada"; "Cartas de Iwo Jima" é melhor filme em língua estrangeira

DA REPORTAGEM LOCAL

A veterana Meryl Streep, 57, ganhou o sexto Globo de Ouro de sua carreira ao ser escolhida melhor atriz em comédia ou musical pela atuação em "O Diabo Veste Prada", em que interpreta uma impiedosa editora de uma revista de moda. Ao receber o prêmio, Streep brincou: "Acho que já trabalhei com todas as pessoas que estão aqui".
Outro "queridinho" das premiações hollywoodianas, Clint Eastwood, 76, levou a estatueta de melhor filme em língua estrangeira por "Cartas de Iwo Jima", registro da batalha entre americanos e japoneses na 2ª Guerra Mundial pela perspectiva dos orientais.
Já o musical "Dreamgirls", de Bill Condon, livremente inspirado na trajetória do trio feminino norte-americano The Supremes, dominou as categorias de atores coadjuvantes. Jennifer Hudson, 25, confirmou o favoritismo e dedicou o prêmio a Florence Ballard, uma das vocalistas do grupo. "Sempre sonhei, mas nunca sonhei tão grande. Isso vai muito além de tudo que eu já tinha imaginado", disse a atriz.
Desbancando nomes como Brad Pitt e Jack Nicholson, Eddie Murphy, 45, garantiu o segundo troféu ao musical. Ele acumulava quatro indicações em anos anteriores, mas nunca havia saído vitorioso.
Na categoria roteiro, foi reconhecido o trabalho de Peter Morgan no drama "A Rainha", que acompanha a reação de Elizabeth 2ª à morte da princesa Diana, em 1997.
Na corrida pela estatueta de animação, novidade na edição deste ano, "Carros", da Disney/Pixar, chegou primeiro, desbancando "A Casa Monstro" e o sucesso "Happy Feet: O Pingüim".

Televisão
Na seara televisiva, "Ugly Betty", adaptação da novela colombiana "Betty, a Feia" (exibida no Brasil), obteve dois prêmios: melhor série cômica ou musical e melhor atriz, a americana de origem hondurenha America Ferrera, 22.
O papel de um executivo de TV tresloucado rendeu a Alex Baldwin o prêmio de ator em série comica ou musical.
Kyra Sedgwick foi escolhida melhor atriz em série dramática pela chefe de polícia de "The Closer". Intérprete do médico ranzinza que dá nome à série "House", o inglês Hugh Laurie foi apontado melhor ator em série dramática.
Jeremy Irons levou a estatueta de ator coadjuvante em série, minissérie ou telefilme pela minissérie "Elizabeth 1ª", que também rendeu um troféu para a protagonista Helen Mirren, em uma de suas três indicações na noite.
Já Emily Blunt (vista no Brasil em "O Diabo Veste Prada") foi a vencedora da categoria de atriz coadjuvante em série, minissérie ou telefilme. Ela recebeu a estatueta pela atuação no telefilme da BBC "Gideon's Daughter".


Conheça todos os vencedores do Globo de Ouro

Leia comentário sobre a premiação no blog Ilustrada no Cinema


Texto Anterior: Modelos dividem passarela com carros no 2º dia do Fashion Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.