São Paulo, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Robert Lepage critica narcisismo

PEDRO BUTCHER
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

Robert Lepage, um dos grandes encenadores do teatro contemporâneo, é também cineasta eventual. Seus filmes nunca foram distribuídos comercialmente no Brasil, mas alguns de seus espetáculos puderam ser vistos, como "Os Sete Afluentes do Rio Ota". Seu quinto longa, "La Face Cachee de la Lune" (O lado oculto da lua), versão de uma peça sua, apresentado na seção Panorama, ganhou prêmio da crítica internacional.
Desde "Le Confessional", de 1994, sua primeira experiência como diretor de cinema, Lepage busca uma expressão cinematográfica, algo que ele alcança com plenitude em "La Face...". O próprio diretor admitiu em Berlim: "De todos os meus filmes, este foi o que me deixou mais satisfeito. Eu o fiz com pouco dinheiro e recursos limitados, num processo próximo ao do teatro".
Na peça, Lepage interpretava todos os papéis. Na tela, ele se divide entre os protagonistas, os irmãos Phillipe e Andre, que, com suas neuroses e inseguranças, imprimem doses de humor ao filme.
É evidente que Phillipe e Andre são duas faces do próprio Lepage. "Eles trazem, de fato, características minhas. Uma parte de mim é reservada, tímida; outra é ambiciosa e expansiva. O filme não é autobiográfico, mas é baseado em fatos, principalmente da minha infância e adolescência."
Phillipe é um jovem que enfrenta o luto pela morte da mãe e, em sua tese de mestrado, defende que a corrida espacial foi movida pelo narcisismo.
Lepage demonstra otimismo com o futuro do cinema. "Há muito narcisismo na indústria. Os filmes são incrivelmente auto-referenciais. Mas tem muita gente fazendo coisas interessantes, como Lars von Trier ou Peter Greenaway."


O crítico Pedro Butcher viajou a convite da organização do festival

Texto Anterior: Berlim vem ao sul
Próximo Texto: Festival de Berlim: Documentário faz ataque com "guerrilha satírica"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.