São Paulo, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIA

Um olhar raso sobre a Guerra dos Seis Dias

MARCELO NINIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Vencida de forma fulminante por Israel, a Guerra dos Seis Dias foi o conflito armado mais importante para o Oriente Médio no século 20. Nunca uma guerra causou tantas transformações em tão pouco tempo.
As guerras de Yom Kippur e do Líbano, os acordos de Camp David, as polêmicas sobre Jerusalém, refugiados e assentamentos judaicos, a Intifada e o terror suicida são, de uma forma ou de outra, resultado daqueles seis dias intensos de junho de 1967.
Mas em "Decisões de Comando", do History Channel, causas e efeitos políticos são deixados de lado. O foco é o processo de decisão que levou à espetacular vitória militar israelense.
O espectador é convidado a calçar as botas do general Moshe Dayan, nomeado ministro da Defesa apenas quatro dias antes da guerra.
A inflamada retórica do presidente egípcio Gamal Abdel Nasser e o bloqueio naval do golfo de Ácaba levaram Dayan a antecipar o ataque, uma decisão que permitiu a destruição da força aérea egípcia ainda no chão, o que seria crucial para o avanço das tropas de Israel.
Narrado de forma didática, quase em tom de gincana, o programa "Decisões de Comando" busca testar os instintos estratégicos do espectador com uma série de perguntas, do tipo "Qual a melhor hora para atacar?" ou "Como distrair o inimigo?".
Acontecimentos contados pelo lado vencedor podem até ter seu charme para um programa de televisão, mas são insuficientes para uma análise histórica. Além disso, ao usar o desfecho como base de seu raciocínio, o programa ganha em ação, mas perde em profundidade.
Ainda assim, "Decisões de Comando" é uma boa atração para quem aprecia imagens históricas raras e quer começar a entender a guerra que nunca terminou.


Decisões de Comando - Guerra dos Seis Dias
Quando: hoje, às 23h30, no The History Channel



Texto Anterior: Bom e barato/Até R$30,00 por pessoa: Gaia é opção vegetariana em Pinheiros
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.