São Paulo, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Caco Galhardo


TV brasileira se acomodou e piorou, diz Boni

Criador do chamado "padrão Globo de qualidade", José Bonifácio de Oliveira, o Boni, diz que a TV aberta brasileira está perdendo audiência porque piorou nos últimos dez anos e segue um modelo de grade de programação que está "esgotado". Admite, contudo, que é "difícil resolver" o problema.
"Aqui [no Brasil], os veículos se acomodaram, passaram a acreditar que é assim mesmo, que videogame e internet tiraram parte de suas audiências", afirma. "Ninguém corre atrás de inovação, de qualidade, de pesquisa. Há apenas tentativas de se adivinhar o que o público quer. Falta ciência", desabafa.
Para Boni, as pesquisas feitas pelas emissoras são convencionais e insuficientes. Precisam ser mais frequentes e melhor analisadas. "Pesquisa às vezes é para ser contrariada também".
Boni diz que suas críticas são para todas as emissoras. "O problema é geral", afirma.
O executivo, que deixou o comando da Globo em 1998, assiste hoje a uma televisão "engessada, enlatada", que aposta nos mesmo formatos de sempre. "Além de "Big Brother Brasil", nada de novo apareceu na televisão nos últimos anos", alfineta. "A TV precisa de uma injeção de vida. Está faltando ar. Falta inconformismo", afirma.
De acordo com Boni, as redes se acomodaram com suas posições no Ibope. "A Record já bateu a cabeça no teto. Chegou onde tinha que chegar e não procurou mais", avalia.

SEGUNDO TEMPO 1
A Globo já bateu o martelo. "Big Brother Brasil 9" acabará em 7 de abril, e não mais em 31 de março. Isso atrasará em uma semana o lançamento da nova programação da emissora.


SEGUNDO TEMPO 2
A área comercial da Globo festejou. Na semana passada, comunicou às agências que, com a mudança, "ampliam-se as possibilidades de presença comercial no programa". Antes, todos os intervalos de "BBB" estavam vendidos.

NOTÍCIA
A Band passará a ter um telejornal local das 7h30 às 8h a partir de março, com o lançamento de sua nova programação. O interminável "Primeiro Jornal", nacional, hoje das 7h às 8h45, ficará restrito à faixa das 7h às 7h30.

EQUILÍBRIO
Fortaleza é hoje a capital brasileira em que as novelas da Record mais se aproximam das da Globo no Ibope. Na segunda quinzena de janeiro, apenas seis pontos separaram "Caminho das Índias" de "Chamas da Vida". A novela das 21h da Globo marcou média de 27 pontos. A das 22h da Record, 21.

GANGORRA
Mudança na direção de programação do SporTV, controlada pelo esporte da TV Globo. Sai Emanoel Castro e entra Raul Costa Júnior, ex-RBS.

SUCESSO
Lançada no final de janeiro em Las Vegas (EUA), "A Favorita" já foi encomendada por TVs de 20 países da América Latina, segundo a Globo. Essas emissoras receberão os capítulos da novela a partir de julho.


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.