São Paulo, quinta-feira, 16 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

19ª BIENAL DO LIVRO

Artista fala sobre "fiteiros" em evento

Quiosques culturais ganham publicação de Fabiana de Barros

GABRIELA LONGMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Concebido em 1998 pela artista Fabiana de Barros e desenvolvido em cidades como Lisboa, Atenas, Havana, São Paulo e Nova York, o projeto Fiteiro Cultural ganha edição em livro pela editora do Sesc paulista, com lançamento hoje na 19ª Bienal. O volume tem textos do curador argentino Carlos Basualdo e de Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc de São Paulo.
Inspirada pelos quiosques de uso múltiplo presentes nas ruas de João Pessoa -e ali chamados de "fiteiros"-, Barros, 48, resolveu aplicar o conceito à arte pública, criando tendas que se transformam em ateliês, centros de criação e espaços para performance. Uma vez criados, os espaços estão prontos para serem ocupados pelas comunidades, com variadas possibilidades de configuração à realidade local.
"Eu já estava encantada com os quiosques, ao mesmo tempo práticos e efêmeros, quando pensei: "preciso de um ateliê que seja aberto, e que as pessoas possam ter fácil acesso a mim". Foi um espaço cultural criado à minha medida", conta ela.
A idéia surgiu quando Fabiana, paulistana radicada na Suíça, participava de um intercâmbio de artistas europeus na capital paraibana. Desde então, recebeu inúmeros convites de instituições, ONGs ou galerias internacionais para montar seus quiosques ao redor do mundo.


Aberto [Open] Ouvert: Fiteiro Cultural
Quando: lançamento e palestra hoje, às 18h30
Onde: Bienal do Livro, estande do Sesc (entre as ruas J e K e as avenidas 4 e 5)



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Panorâmica - Artes plásticas 1: MariaAntônia abre conjunto de mostras com Kyriakakis e "ônibus" de Gross
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.