São Paulo, quinta-feira, 16 de março de 2006

Texto Anterior | Índice

LITERATURA

Ex-presidente da ABL será sepultado hoje

Morre o acadêmico Josué Montello, 88

DA SUCURSAL DO RIO

Ex-presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras) e ocupante da cadeira 29 da entidade, o escritor e historiador Josué Montello, 88, morreu na noite de ontem, no Rio, vítima de pneumonia e insuficiência cardíaca. Montello, que era membro da ABL desde 1954, estava internado desde agosto de 2004 na Casa de Saúde São José, no Humaitá (zona sul), com um quadro de insuficiência respiratória.
O corpo do acadêmico será velado a partir das 8h30 de hoje na sede da ABL, no centro do Rio. Às 17h, será sepultado no Mausoléu da Academia, no cemitério São João Batista.
Nascido em São Luís (Maranhão), Montello se especializou em educação. Na década de 40, ocupou vários cargos de direção na Biblioteca Nacional, entre eles o de diretor-geral.
Nos anos 50, foi sub-chefe da Casa Civil da Presidência da República no governo Kubitschek e foi diretor-geral do Museu Histórico Nacional. Ajudou a fundar também o Museu da República, no Rio.
Teve cem obras publicadas, entre as quais se destacam "Os Tambores de São Luís" (1975), "Os Inimigos de Machado de Assis" (1998) e "O Juscelino Kubitschek" (2000).


Texto Anterior: Show de Pavarotti deve ocorrer em maio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.