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Emissoras se armam para interatividade; quem já tem TV digital terá de gastar mais
DA REPORTAGEM LOCAL
Depois da alta definição, o
próximo passo será a interatividade. Está sendo testado pela
indústria e pelas redes de TV
um software, o Ginga, que possibilitará que o telespectador
interaja com o que está no ar.
Isso significa que poderá, por
exemplo, votar no "BBB" ou
comprar produtos de merchandising com o controle remoto.
Atuais televisores com conversor digital embutido e conversores avulsos não têm Ginga. Ou seja: quem já investiu em
novo aparelho terá de gastar
mais para a interatividade. Televisores sem conversor e os já
prontos para TV digital terão
de ser ligados em nova caixa.
Segundo o presidente do Fórum do SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre),
Frederico Nogueira, os novos
conversores deverão custar
cerca de R$ 500. Ele não acha
injusto com quem já investiu
em um novo aparelho. "Hoje o
consumidor já tem a alta definição. A interatividade é o próximo passo. Além disso, os aparelhos estão barateando."
O SBT mantém no ar experimentalmente um portal que
poderá ser acessado por controle remoto com notícias, previsão do tempo e informações
da programação. A Globo faz
testes de interatividade com alguns programas. Além disso,
acaba de lançar a TV digital rural, que fará com que comunidades distantes, dependentes
de parabólicas, vejam programação digital regional, o que
valoriza seus comerciais.
(LM)
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