São Paulo, segunda, 16 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

28.set.1942 - Nasce, no bairro da Tijuca (Rio), Sebastião Rodrigues Maia, 18º filho de Altino e Maria Imaculada Maia.

1956 - Monta a banda Tijucanos do Ritmo.

1957 - Monta a banda de rock The Sputiniks, tendo como companheiro Roberto Carlos. Antes já havia tocado com Erasmo Carlos na banda The Snakes.

1959 - Viaja para os EUA, onde, após trabalhar em lanchonetes e enfermarias, participa do conjunto The Ideals. Tim Maia era conhecido no país como "Jimmy, the Brazilian".

1964 - É preso nos EUA por porte de maconha. Após seis meses na prisão, é deportado para o Brasil.

1966 - Após trabalhar como guia turístico no Rio, grava um disco com Os Dominós.

1968 - Grava o compacto "Meu País e Sentimento".

1969 - Grava um compacto com as músicas "These Are the Songs" e "What You Want to Bet". No mesmo ano, Elis Regina o convida para cantar com ela a música "These Are the Songs", que saiu no disco "Em Pleno Verão", da cantora.

1970 - Lança o seu primeiro LP solo. As músicas "Azul da Cor do Mar" e "Primavera" fazem sucesso nas rádios.

1974 - Entra para a seita Universo em Desencanto. No ano seguinte, lança "Tim Maia Racional", com temas ligados ao misticismo. Tim Maia iria se desentender posteriormente com o líder da seita.

1977 - O cantor tem prisão decretada por vender um carro seu que estava penhorado. Tim Maia havia morado durante cinco meses sem pagar aluguel.

1983 - Lança o disco "O Descobridor dos Sete Mares", um dos maiores sucessos de sua carreira, que tinha, entre outras, as músicas "Me Dê Motivos" e "Vale Tudo".

1984 - É acusado de emitir um cheque sem fundos para pagamento de uma passagem aérea. É processado por estelionato.

1990 - Tim Maia deixa o palco no meio de um show em Duque de Caxias (RJ). O promotor do show entra na Justiça contra o cantor. Tim Maia é condenado três anos depois.

1993 - A Rede Globo, em memorando oficial, proíbe até segunda ordem a participação de Tim Maia nos programas da emissora. No mesmo ano, o cantor deixa o palco do Canecão, no Rio.

1996 - É internado no Rio com infecção urinária. No mesmo ano falta a show no Scala.

1997 - Lança "Amigo do Rei", com Os Cariocas, "What a Wonderful World" e "Pro Meu Grande Amor". No mesmo ano, anuncia que quer se candidatar ao Senado. Filia-se ao PSB.

8.mar.98 - Passa mal durante a música "Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)", num show especial para o canal Multishow, em Niterói (RJ).

15.mar.98 - Morre no Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, de choque séptico.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.