São Paulo, sexta-feira, 16 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUÍDO

Funk carioca chega a Europa, Japão e África

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

Globalização é isso aí: o selo britânico Mr. Bongo lança em julho, na Europa, Japão e África, em CD e em vinil, a compilação "Slum Dunk Presents Funk Carioca", com o melhor de DJ Marlboro, Tati Quebra-Barraco, Os Salientes, Os K-rrascos & Vanessinha Picatchu, Deise Tigrona etc.
Há brasileiro na jogada. Quem compilou o melhor do funk carioca para os gringos foi a dupla eletrônica paulistana radicada em Londres Tetine, de Bruno Verner e Eliete Mejorado. "Slum Dunk" é o programa que os dois mantêm na rádio cult local Resonance 104.4 FM. A dupla está às voltas com a liberação de fonogramas, junto ao DJ Marlboro -os samples de Madonna em Tati são uma das dúvidas.
Eliete fala sobre o choque cultural: "Nossa idéia é tentar aproximar o funk carioca de outras cenas, sem deixar nada a dever. O funk é electro, disco punk, Miami bass, hip hop, fetiche. As pessoas ficam enlouquecidas quando tocamos como DJs. Na rádio chovem telefonemas, de gente que nem sabe que aquilo é música brasileira".
"O funk vai acabar com essa história de world music. Apesar de ser cantado em português e aqui ninguém entender o que está sendo falado, o princípio está na batida, na voz, na atitude, na produção", justifica.
Empolgado, o Tetine já começou a compor funks paulistas-londrinos ("O Bonde do Carrão", o "Melô do Lingüição"), mas eles não entram na coletânea -ficam para uma próxima.

O NÃO-LANÇAMENTO

"No Sub Reino dos Metazoários" (73) foi um dos marcos gravados do desbunde à moda pernambucana, de que seu autor, Marconi Notaro, foi um dos representantes de ponta. Era uma espécie de radicalização das propostas tropicalistas acontecida e para sempre confinada ao terreno local. A equipe envolvida incluía Zé Ramalho, Lula Cortes, Robertinho de Recife etc. -o mapa dos malucões desbundados era o mapa da futura música pop nordestina. Esquisito e tosco à beça, o disco de Marconi saiu pela gravadora local Rozenblit, hoje extinta, soterrada e desaparecida. E uma audição do testemunho de desbunde excêntrico leva à dúvida: onde é que foi parar a música esquisitona brasileira?

LOBÃO NO MANGUE
O terceiro número da revista musical "Outracoisa", de Lobão, já está no ar. O CD encartado é o pós-mangue beat "Nada de Novo", do grupo pernambucano Mombojó, originalmente lançado, de forma bastante restrita, no ano passado.

LIBERDADE, AINDA QUE TARDE
A Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) está impedida, por liminar, de cobrar anuidades compulsórias a profissionais do Estado de Pernambuco. Juíza federal determinou que tal obrigatoriedade só pode ser exigida de músicos diplomados. A OMB afirma que já entrou com recurso.

SEM IMAGENS
A Trama deixou de fora do projeto "Elis & Tom - Edição Especial" um programa de TV com os dois artistas exibido na época (74) pela Bandeirantes. "As imagens não pertencem à Trama e precisam ser recuperadas para comporem um DVD que pode ser lançado no futuro", explica João Marcello Bôscoli.

DO HIP HOP AOS PAMPAS
O próximo "Acústico MTV" será de Marcelo D2, que já causou susto em seu público por falar mal do "Domingão do Faustão" nas letras e depois aparecer no dito cujo. Sua assessoria afirma que o dele será "bem diferente" dos outros acústicos. A gravação ocorre em julho; em setembro, a MTV grava acústico dos Engenheiros do Hawaii.

ROSA AMOROSA
Rosa Passos gravou, pela Sony Classical norte-americana, um tributo a João Gilberto. "Amorosa" tem no repertório "Pra que Discutir com Madame" e ""S Wonderful" e participações de Henri Salvador e Paquito d'Rivera. Sai primeiro nos EUA, Canadá, Europa e Japão; aqui, só em setembro.

psanches@folhasp.com.br



Texto Anterior: Abril pro Rock "batiza" novas bandas
Próximo Texto: Outros lançamentos - Toro, Pancho, Marky e Xerxes: In Rotation
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.