São Paulo, segunda-feira, 16 de abril de 2007

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Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




Record nega helicóptero a cobertura do papa

Será discreta a participação da Record, emissora da Igreja Universal do Reino de Deus, na cobertura da visita do papa Bento 16 a São Paulo, em maio.
A rede se recusou a bancar os custos de um helicóptero para captar imagens aéreas dos deslocamentos do papa na cidade, gerando descontentamento das demais emissoras que, lideradas pela Globo, compõem o pool de cobertura do acontecimento. No pool, cada TV é responsável por parte da cobertura, gerando imagens para todas.
A participação da Record se limitará à captação de imagens, com quatro câmeras, em frente ao mosteiro São Bento, no centro de São Paulo, onde o papa ficará hospedado. Será menor do que a da Rede TV! e da Rede Vida, que juntas mobilizarão 12 câmeras para cobrir um evento do papa em uma fazenda.
A Band, que fatura bem menos do que a Record, irá alugar helicóptero e empregará 12 câmeras e gerador para encontro católico no Pacaembu.
A Globo gerará as duas grandes missas de Bento 16, empregando 12 câmeras (em cada uma), helicóptero, moto-link, carro-link e gruas. O SBT cobrirá os deslocamentos por terra.
A Record diz que foi a Globo que lhe impôs o mosteiro de São Bento. Informa que a câmera de seu helicóptero está quebrada e que o conserto levará mais dois meses. A Record afirma ainda que seu departamento de jornalismo está sem verbas para alugar helicóptero.

MÁRTIR
A Record estuda produzir um docudrama (documentário com dramatização) para lembrar os 15 anos da prisão do bispo Edir Macedo, acusado em 1992 de curandeirismo, charlatanismo e estelionato. O programa integra o projeto de uma biografia de Macedo, que está sendo escrita por Paulo Henrique Amorim e Douglas Tavolaro (diretor de jornalismo da Record). O religioso ficou detido de 24/5 a 6/6 daquele ano.

SUPERPODERES
"Heroes" foi a série mais vista da TV paga brasileira em março, quando estreou no Universal Channel. O seriado, que também estreou com sucesso nos EUA, teve cinco vezes mais audiência do que a média dos programas do gênero. Cada episódio foi visto em média por 200 mil telespectadores.

CROSS MEDIA 1
A microssérie "A Pedra do Reino", que a Globo exibe em junho, comemorando os 80 anos do escritor Ariano Suassuna, será o primeiro projeto multiplataforma da teledramaturgia brasileira. Isso quer dizer que a emissora explorará o produto em todas as mídias do grupo Globo -e também cobrará de anunciantes por isso.

CROSS MEDIA 2
Na própria Globo, "A Pedra do Reino" e/ou Suassuna, serão abordados nos telejornais e em seis programas. Na Globosat, Suassuna será assunto de um documentário no GNT, enquanto que o Multishow exibirá um "Bastidores" da série.

CROSS MEDIA 3
A promoção envolverá ainda quatro jornais, três revistas, as rádios Globo e um site.


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