São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ópera alemã essencial tem 1ª encenação paulistana

"O Franco-Atirador" estréia hoje no Teatro São Pedro

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

"O Franco-Atirador" ("Der Freischütz"), ópera de Carl Maria von Weber (1786-1826), é considerada uma espécie de certidão de nascimento da arte lírica alemã. Mas é desconhecida no Brasil. Foi interpretada apenas três vezes desde 1865 (Municipal do Rio), mas nenhuma em São Paulo.
Pois ela estréia hoje no teatro São Pedro, em apenas três récitas -as outras serão domingo e terça-feira-, numa produção da Secretaria de Estado da Cultura e da Associação Paulista dos Amigos da Arte. Trará uma orquestra de 40 jovens músicos, regida por João Maurício Galindo, direção geral de Mauro Wrona e bons solistas, como a soprano Taís Bandeira e o tenor Rubens Medina. "Der Freischütz" é um conto germânico provavelmente do século 14. Narra a história de um pacto diabólico em que determinado caçador não errará o tiro quando disparar sua arma nas seis primeiras vezes. Na sétima, no entanto, o alvo será definido pelo demônio.
Na versão do libretista Friedrich Kind, que trabalhou com Weber, a ação se passa no século 17, na Boêmia. Max está apaixonado por Ágata, filha de Kuno, o guardião das florestas.
Mas, para ter direito a sua mão, deverá vencer um concurso de tiro. É convencido pelo demoníaco Kaspar a lançar mão da magia. A sétima bala que ele dispara atinge Ágata, que, no entanto, sai levemente ferida. Kuno o perdoa e promete entregar-lhe a filha como mulher depois de um ano de expiação.
O maestro Galindo diz que a ausência dessa bela ópera dos palcos paulistanos se justifica certamente pela existência de um gosto musical por décadas voltado ao repertório italiano.
Cantada em alemão, mas com cenas faladas interpretadas em português, Galindo diz ter ficado impressionado com os efeitos musicais e teatrais do instante em que Max funde os projéteis que lhe darão poderes.


O FRANCO-ATIRADOR
Quando:
hoje e terça, às 20h30; domingo, às 17h
Onde: teatro São Pedro (r. Barra Funda, 171, tel. 0/xx/11/3667-0499; classificação: 12 anos)
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (estudantes)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: CDs / DVDs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.