São Paulo, segunda-feira, 16 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Série da TV Brasil retrata os diferentes modelos de velhice

"É a Vovozinha" mescla ficção a depoimentos de mulheres reais

GABRIELA ROMEU
EDITORA-ASSISTENTE DA FOLHINHA

A exclamação é hoje substituída pela interrogação na expressão "é a vovozinha", que batiza nova série na TV Brasil. A imagem da velhinha de óculos e tricô na mão não mais se encaixa na atual geração de "avós de biquínis".
O programa aborda as conquistas (e os dilemas) das mulheres com mais de 60 anos que saíram de casa para trabalhar e transaram antes do casamento, entre outros tabus que prezam ter quebrado. A direção de arte, porém, não faz jus à imagem dessa mulher transgressora.
Buscando retratar diferentes modelos de velhice ou de maturidade, o programa assume um tom jornalístico, que fica menos enrijecido pela costura das esquetes bem-humoradas interpretadas por três atrizes competentes. Ficção se mistura com documentário quando a atriz Lilian Blanc faz alusão à cena da queima do sutiã.
Mas no primeiro episódio da série faltam imagens históricas para fazer coro com o mosaico de depoimentos de antropólogos, geriatras e de mulheres comuns, das mais variadas idades, que ajudam na construção social do que é ser "vovó" hoje.

NA TV

É A VOVOZINHA
Estreia da série
QUANDO hoje, às 20h, na TV Brasil
CLASSIFICAÇÃO não informada


Texto Anterior: Televisão/Outro Canal - Keila Jimenez: TV Cultura vende frota de veículos
Próximo Texto: Melhor do dia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.