UOL


São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Bloomsday" é festejado hoje em SP

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Hoje, pela 16ª vez seguida, Leopold Bloom ajeita seu paletó amarfanhado e aproveita este 16 de junho para dar seu passeio anual pela paulicéia desvairada.
Protagonista de "Ulisses", romance monumental de James Joyce (1882-1941), ele ganha mais uma vez homenagem em São Paulo.
Um dos únicos personagens literários da história que é celebrada em diversas partes do mundo todos os anos, esse agente publicitário judeu, de origem húngara, infeliz no amor e mal-sucedido nos negócios, tem mais um "Bloomsday" no Finnegan's Pub.
Criada em 1988 por Haroldo de Campos e Munira Mutran, a secção paulistana dessa festa literária mundial vai brindar este ano, com uísque irlandês, a língua portuguesa.
Durante o evento, estará sendo lançado o quinto e último volume de "Finnicius Revém", tradução que o catarinense-gaúcho Donaldo Schüler fez do "intraduzível" romance "Finnegans Wake", de James Joyce (os cinco tomos bilíngues, publicados pela Ateliê Editorial, estarão à venda no local com desconto de 30%, por R$ 185,50).
Parente do trabalho de Schüler, que declamará trecho de sua criatura, é o livreto "O Lusobrasileirês no Finneganês", levantamento de todas as palavras do português presentes no original de "Finnegans". A pesquisa, do professor de direito da USP Antonio Carlos de Araujo Cintra, publicada pela editora Olavobras, será distribuída de graça no Bloomsday.
Franca é toda a programação, que inclui palestra de Haroldo de Campos, leituras e encenações de peças de Samuel Beckett, dirigidas por Lenerson Polonini e Beatriz Kopschitz. Uma apresentação de música irlandesa tradicional, com o grupo Irish Dreams, de Marcelo Tápia, um dos organizadores do evento, fecha a noite.

Pelo Brasil
A cidade de São Paulo, porém, não terá o único Bloomsday brasileiro este ano. Pré-celebrado ontem em Porto Alegre, o evento acontece hoje e amanhã em Florianópolis, organizado pelo grupo Pilcomayo, da UFSC, e também em Santa Maria (RS), coordenado pelo físico Aguinaldo Severino, e no Rio.


Texto Anterior: Segurança máxima: Regime disciplinar proíbe livros a detentos
Próximo Texto: Panorâmica - Artes plásticas: Inscrições para Prêmio Chamex estão abertas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.