São Paulo, sábado, 16 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Série repete Che e compara países

CRISTINA FIBE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Depois de a viagem ser retraçada na ficção (por Walter Salles, em "Diários de Motocicleta", de 2004), dois jovens anônimos seguiram os passos de Che Guevara e Alberto Granado pela América do Sul para um documentário em dez episódios, exibido pelo National Geographic Channel.
Uma das pretensões da série é comparar a situação atual dos países pelos quais Che passou com aquela do ano de sua viagem, 1952. A conclusão do diretor do documentário, Douro Moura, é de que não mudou muito. "Alimento a esperança de que a série inspire jovens a fazer a mesma viagem para mudar a América Latina", sonha.
Como no filme de Salles, a equipe tinha representantes de diferentes países. O casal, diga-se, foi apresentado durante as gravações -Beatriz, do Equador, é professora e cantora, e Gustavo é um estudante de economia argentino-, feitas com duas câmeras digitais.
O canal exibe dois episódios da série, que estreou na semana passada, todos os domingos, às 23h. A partir de hoje, diz o diretor, a saga "esquenta mesmo", porque o casal perde a moto.
Para o bem das filmagens, os dois tiveram que concluir a rota de carona. Claro que, para não demorar tanto, cortaram caminho com ajuda da produção e concluíram a viagem em pouco mais de dois meses.


OS CAMINHOS DE CHE: UM DIÁRIO DE MOTOCICLETA
Quando:
amanhã, às 23h
Onde: National Geographic Channel


Texto Anterior: Erudito: João Carlos Martins estréia "Suíte" de belga
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.