São Paulo, terça-feira, 16 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Filme

Longa revive entrevistas de Clarice

DA REPORTAGEM LOCAL

Sentada à frente da artista plástica Djanira, a escritora Clarice Lispector (1920-1977) dispara: "Você é uma pessoa fechada, e eu também. Como é que a gente vai fazer?". "O jeito é falar a verdade", diz a outra, ao que a autora de "A Hora da Estrela" conclui: "Se quiser me enganar, me engane, porque não quero que nenhuma pergunta minha faça você sofrer".
A conversa faz parte de uma série de entrevistas que a autora realizou, nos anos 60 e 70, com artistas e escritores -e que o longa "De Corpo Inteiro -0Entrevistas", exibido hoje no Canal Brasil, tenta recriar.
Com roteiro e direção de Nicole Algranti, o filme busca as "mil Clarices" que Clarice dizia existirem dentro dela. Estas se materializam em atrizes como Beth Goulart e Letícia Spiller, que revivem conversas com Nelson Rodrigues (Jofre Rodrigues), Jorge Amado (Jayme Cunha) e outros. Mais que entrevistas, eram janelas para a personalidade da autora.
O formato por vezes desvia o foco de atenção -certas imitações do "r" truncado de Clarice soam constrangedoras; bem faz Aracy Balabanian, que nem arrisca. Talvez por isso entre os momentos mais eficientes estejam aqueles em que interlocutores vivos de Clarice, como Nélida Piñon e Ferreira Gullar, voltam a responder a questões da autora, agora enunciadas por jornalistas. (RAQUEL COZER)


DE CORPO INTEIRO - ENTREVISTAS

Quando: hoje, às 22h, e qua., às 16h30
Onde: Canal Brasil
Classificação indicativa: livre




Texto Anterior: Cinema: "Loki" tem pré-estreia na quinta-feira
Próximo Texto: Televisão/Crítica: "Barrela" tem dignidade que o mantém de pé
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.