São Paulo, terça, 16 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - PAULO SANTOS LIMA

HALLOWEEN 1
Bandeirantes, 21h30. (Idem). EUA, 1978, 96 min. Direção: John Carpenter. Com Donald Pleasence, Jamie Lee Curtis, Nancy Loomis. Foragido de um hospital psiquiátrico retorna à pacata cidade onde ocorreu o brutal assassinato de sua irmã, 15 anos antes. Será um Dia das Bruxas ritmado pelo horror, nesse clássico que inspirou Jason, Freddie Krueger e outros personagens do horror/suspense dos anos 80. É precário, mas possui qualidades como pender entre o explícito e o sutil sem cair na vulgaridade.

SEMENTE DE TAMARINDO
CNT/Gazeta, 21h30.
(The Tamarind Seed). Inglaterra, 1974, 125 min. Direção: Blake Edwards. Com Julie Andrews, Omar Sharif, Anthony Quayle. Funcionária da embaixada britânica (Andrews) e militar russo (Sharif) se apaixonam durante férias no Caribe. Filme quadrado, sem riscos, sem nenhuma extravagância que o desponte da normalidade. Mesmo assim, assistível. Omar Sharif, aliás, faz um russo singular, quase caricato mas nunca ridículo.

INTERCINE
Globo, 0h10.
Vai ao ar o escolhido entre "Força de Ataque" (inédito, 1995, de Rick Avery, com Jeffrey Speakman) e "A Morte como Herança" (reprise, 1993, de Matthew Patrick, com Rachel Welch).

O EXPRESSO DE CHICAGO
Globo, 1h55.
(Silver Streak). EUA, 1976. Direção: Arthur Hiller. Com Gene Wilder, Jill Clayburgh, Richard Pryor. Executivo toma trem Chicago-Los Angeles, se envolve com secretária e testemunha um crime. O mandante do crime tenta, então, matar a testemunha. Comédia bacaninha de Wilder, que perdeu muito do brilho com o tempo. Os lances hitchcockianos minam qualquer chance de ser algo além de razoável.

A LOUCURA DAS COLEGIAIS
Bandeirantes, 3h05.
(The Cheerleaders). EUA, 1982, 71 min. Direção: Paul Glickler. Com Stephanie Fondue, Denise Dilaway, Jovita Bush. Animadoras de torcida de universidade fazem qualquer coisa para garantir a vitória de seu time. Uma das meninas é expulsa da escola e, em seu lugar, entra uma aspirante que vai promover uma grande confusão. Historinha ironicamente pueril e medíocre, com sutileza de elefante.

O BURACO DA AGULHA
Globo, 3h55.
(Eye of the Needle). EUA, 1981. Direção: Richard Marquand. Com Donald Sutherland, Kate Nelligan. Faber (Sutherland) é o melhor e mais frio dos agentes secretos nazistas, durante a 2ª Guerra Mundial. Ele descobre um plano dos Aliados para invadir a Alemanha, mas acaba acidentado. É acolhido por inglesa que tem o marido paralítico e fica dividido entre o envolvimento afetivo e a conclusão da missão. A história é boa, só que contada burocraticamente. Mesmo assim, respeitável.


Excepcionalmente hoje, o crítico de cinema Inácio Araujo não escreve nesta seção.

TV PAGA
O encontro de Liv e Bertolucci

da Redação

É improvável que muita gente se disponha a ver filmes em dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo.
Talvez por isso, as estações de TV paga não programaram nada capaz de desviar a atenção do telespectador, seja na hora do jogo, seja para a hora de salvar a pátria (quando se troca figurinha, se reescala o time e se fala mal do Zagallo).
Em todo caso, os mais insistentes não podem se esquivar de "Beleza Roubada" (Eurochannel, 22h), o recente primor assinado por Bernardo Bertolucci, que toca de frente seu assunto preferido: a beleza.
E de passagem coloca em relevo a beleza impecável de Liv Tyler. O encontro de Liv e Bertolucci é um momento memorável do cinema recente. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.