São Paulo, quarta, 16 de julho de 1997.



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Personagens da moda viram as estrelas


Temporada de desfiles de verão
começa amanhã em São Paulo



Otávio Dias de Oliveira/Folha Imagem
O beauty artist Celso Kamura em seu salão no Campo Belo, zona sul de São Paulo


ERIKA PALOMINO
Colunista da Folha

CESAR FASSINA
free-lance para a Folha

A temporada de lançamentos de moda para a primavera-verão 97/98 começa oficialmente amanhã em São Paulo, com as marcas G, Reinaldo Lourenço e Ellus. Os 23 desfiles do MorumbiFashion Brasil acontecem somente para convidados até o dia 23 no pavilhão Manoel da Nóbrega, parque Ibirapuera (zona sudoeste de SP).
Durante esse período, aqueles que ficam nas sombras do trabalho quase anônimo do circuito fashion se transformam em verdadeiras estrelas, figuras-chave no funcionamento da indústria.
Conheça alguns desses personagens.

Stylist
Atividade ainda em evolução no mercado brasileiro, o stylist é um avanço da atuação do editor de moda. É ele quem define, junto com o estilista, a imagem que vai para a passarela, sobretudo em marcas mais comerciais. "O stylist é quem dá o fio condutor da coleção", diz Giovanni Frasson, 34. Ele vê o desfile como páginas de uma revista: "Discuto o tema, faço um laboratório de pesquisa de imagem sobre livros etc., pego as peças mais fortes da coleção e desmembro".
Produtor de moda
Funciona como o braço-direito do stylist, trocando idéias, não mais apenas como aquele que apenas busca roupas. Desenvolve junto o tema do desfile, pesquisa materiais para usar na apresentação e participa dos castings (escolha das modelos). "Temos que conhecer profundamente tudo o que está no mercado e contar com bons contatos no meio. O produtor é quem torna viável o sonho do estilista e do stylist", diz David Pollak, 24, que, no MorumbiFashion, responde por oito desfiles.
Diretor de desfile
Pensa na edição, na trilha, na cenografia e na iluminação -no desfile como um todo. "Conceituo o tempo todo. No meu trabalho acabo fazendo tudo, penso no melhor para apresentação e escolho o tema", diz Carlos Pazetto. A função do diretor despontou no mercado de moda no Brasil junto com o chamado boom da moda, em 93/94, à época dos desfiles mais grandiosos, com ênfase no espetáculo.

Diretor artístico
Paulo Borges acumula duas funções no MorumbiFashion Brasil: a de diretor artístico e de diretor de oito desfiles, entre seus clientes pessoais. Como diretor artístico está diretamente ligado a todas as grifes do evento, cuidando das marcas participantes como um todo, da escolha dos equipamentos de som e luz, bem como da organização do calendário geral dos desfiles.

Camareira
Na confusão dos bastidores, poucos são mais importantes que as camareiras. Sobretudo na correria da hora em que a modelo precisa fazer a troca de roupa para entrar novamente na passarela. Meire Maron, 37, é coordenadora de camarim. Seu primeiro trabalho foi no desfile de Jean Paul Gaultier no Brasil, em 94.
Ela acompanha a prova de roupa da modelo e confere os cartões de identificação com as descrições de cada look, pendurados nas roupas. Ainda, distribui o número certo de camareiras necessário para cada troca: "O ideal é uma camareira para cada modelo. Fico mais segura e o cliente também", diz Meire.

Scouting e produção de casting
Esta é a primeira temporada em que aparece no Brasil a figura do produtor de castings. No Planeta Fashion, é o profissional que acompanha todas as etapas dos castings com as agências, com os produtores e com os stylists das marcas. Sergio Amorim, 23, também modelo, fez produção de casting para os desfiles dirigidos por Paulo Borges e também atuou como scouter -descobridor de novas modelos. "Procurei gente mais próxima da vida real para enriquecer os castings", diz Amorim, que nos dias dos desfiles vai chegar às 7h para acompanhar se as modelos estão entrando no horário. "Viro babá de modelo."
Booker ou agente
Já dentro das agências, é o booker quem cuida dos modelos, selecionando os trabalhos, negociando cachês, marcando apontamentos (encontro com os clientes) e castings. "A agência é que é responsável pela imagem das modelos no mercado", diz o experiente Eli Haidid Wahbe, 35, da Mega.

Beauty artist
É a nova denominação do Planeta Fashion para maquiadores e cabeleireiros: os artistas da beleza, que vão além da cosmética e do simples penteado para materializar as imagens criadas pelo estilista e por seu stylist.
O beauty artist faz testes de cabelo e maquiagem antes do dia do desfile, quando então coordena nos bastidores a equipe de profissionais desta área. "Os estilistas não se ligam muito nas tendências de maquiagem, mas eu sempre coloco um pouco delas dentro da idealização do look", diz Celso Kamura.
Outros profissionais que participam do MorumbiFashion são Mauro Freire (Viva Vida), Diego Américo (G e Reinaldo Lourenço); Saulo e Fernandinho (Rosa Chá).

Agências de beleza
Para os desfiles, distribuem a equipe de maquiadores e cabeleireiros por cada marca. "Também administramos e negociamos a agenda dos profissionais", diz Sun Douradoss, da Trucco i Capelli. "No momento, um de nossos problemas é a entrada dos grandes salões de beleza no MorumbiFashion Brasil, que oferecem fazer os desfiles às vezes até de graça para as confecções", diz Patricia, da agência First.
"Isso não é justo com os profissionais das agências, que efetivamente são as pessoas que dão duro o ano todo em editoriais de moda, que pagam pouco, e comprando material de seu próprio bolso. O desfile é quando se pode mostrar trabalho", diz.

Coordenador de salas
São os profissionais que cuidam dos locais dos desfiles. Produtores de moda, dividem-se em equipes para as confecções. Supre as necessidades operacionais de cada estilista, supervisionando também as partes de organização e limpeza. Confere o casting e a entrada das roupas nas salas. É o chamado "pau para toda obra".

Relações-públicas
Faz o intermédio da marca com o marketing, lidando com produtores, editores, stylist, com a mídia e também com as agências de publicidade. Cuida da distribuição dos convites e participa do mapa de assentos dos convidados na platéia. Soninha Gonçalves, 37, trabalha exclusivamente na área de moda: "Leio todos os jornais diariamente, leio todas as revistas e viajo duas vezes por ano para ver as coleções. Preciso criar notícia, olhar rápido dentro da moda".
DJ
O mercado de moda no Brasil impôs como hábito a importação de DJs de pistas de dança para criar as trilha de seus desfiles. Como diretor musical, o DJ busca então o repertório necessário para enriquecer o clima desejado pelo stylist, estilista ou diretor. Em alguns casos, é necessário a produção de material diferenciado em estúdio. Os DJs mais badalados da temporada são Renato Lopes, Zé Pedro e Felipe Venancio.

Coordenador de promoções e eventos
Os disputados brindes dados ao público nos desfiles, bem como a ligação da marca com o MorumbiFashion Brasil, vêm da área de relações-públicas das grandes marcas. No caso da Ellus, quem responde por isso é Marcelo Sebá, 28: "Sou como um porta-voz", diz ele, que também atende os produtores de moda e coordena a produção do desfile dentro da Ellus.
Coordenador-executivo
Faz a ligação da parte técnica do evento com os profissionais de moda. É responsável pela montagem das salas, construção das passarelas, cenários, palco e backstage, bem como a instalação da energia elétrica de todo o local. "Verifico até a colocação dos espelhos nos camarins", diz Graça Borges, temida irmã de Paulo Borges.



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