São Paulo, quarta, 16 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lenine nega que tenha plagiado poesia

da Reportagem Local

O compositor Lenine, autor da música "Jack Soul Brasileiro", nega que tenha plagiado ou sido influenciado pelo poeta Bernardo Vilhena ao escrever a canção que consta do disco "Raio X", recém-lançado pela cantora Fernanda Abreu.
Vilhena afirmou à Folha, na edição de anteontem, que a música, que homenageia Jackson do Pandeiro, copiava trechos de um poema de sua autoria, uma quadra sem título publicada em 1978 em um livro que está fora de catálogo ("Atualidades Atlânticas") lançado por uma editora que já fechou as portas (a Nuvem Cigana).
"Não conhecia esse poema", afirmou Lenine, que lamenta o que ele define como um mal-entendido envolvendo um "grande compositor e amigo".
Amigos, amigos, negócios à parte. Apesar dos elogios, Lenine disse à Folha que não pensa em dar co-autoria à música, como Vilhena pleiteia.
"É injustificável qualquer tipo de reivindicação de co-autoria. O Bernardo (Vilhena) está viajando legal", diz o compositor Lenine.
"Acho que ele devia ter falado comigo. Ele é meu amigo", afirma Lenine.
Ele conta que fez "Jack Soul Brasileiro" especialmente para o disco de Fernanda Abreu, e que a música foi composta mais de três meses atrás.
Ele nega que tenha ouvido o poema declamado por Vilhena em uma boate carioca durante o lançamento de uma revista de poesia no final do ano passado.
"Havia mais de 2.000 pessoas no lugar. Eu fui para ver a Fernanda, que tocaria lá, mas fiquei uma hora e meia no camarim com ela", conta ele.
"Seria inevitável, ao homenagear Jackson do Pandeiro, não recorrer a um trocadilho usando seu nome, como é da tradição nordestina da embolada, do repente, do coco, do trava-língua", afirma.
Lenine, que está preparando o lançamento do segundo disco solo -"O Dia Em Que Faremos Contato"-, diz o caso não tem maiores importâncias.
"O problema existe na cabeça dele. Isso não tem esse peso todo", diz ele, que é acusado de plágio pela primeira vez. "Estou debutando nessa história", ri.
Com a decisão de Lenine de não conceder co-autoria, para o plágio ser comprovado, Vilhena terá que entrar na Justiça.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.