|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
OUTRA FREQUÊNCIA
Record estréia integração comercial entre TV e rádio
LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
"Cidade Alerta" no ar. Enquanto Milton Neves
apresentava o programa policial,
na quinta-feira passada, uma vinheta passava pela tela: "a nova
Record AM é 1.000". A TV, também durante seus intervalos comerciais, exibiu anúncios da nova
programação da AM (1.000 kHz),
que estreou anteontem.
Parece absolutamente óbvio
que uma empresa dona de televisão e rádio aproveite um veículo
para promover o outro. Mas não
é. O que os publicitários chamam
de "crossmedia" (algo como mídia cruzada) só agora começa a
não parecer bicho-de-sete-cabeças no mercado nacional.
Mais do que simplesmente divulgar a AM na TV e vice-versa, a
iniciativa da Record é promover
uma integração comercial. Seria
uma tentativa de levar à rádio os
poderosos anunciantes da TV.
Por outro lado, a televisão tem um
diferencial a oferecer na venda de
seus espaços publicitários.
O primeiro passo dessa empreitada foi conseguir que a Igreja
Universal, que controla a Record,
cedesse parte do horário que ocupava a uma programação comercial. Desde anteontem, os religiosos estão fora da faixa compreendida entre as 7h e as 19h.
Depois, a Record tirou o estúdio
da AM da avenida Paulista e levou
para a Barra Funda (região central
de SP), na sede da TV. Assim,
aproveita, por exemplo, artistas
que participam dos programas da
televisão para os da rádio. Fora isso, a AM pode ter acesso à estrutura do jornalismo, até ao helicóptero eventualmente.
Para que a integração comercial
tenha respaldo editorial, o diretor
de programação da TV, Hélio
Vargas, está cuidando dos dois
veículos. A direção chegou a cogitar retransmitir simultaneamente
programas da televisão na AM.
Desistiu pela diferença de linguagem, mas manteve atrações com
o mesmo nome. Agora, é partir
para o mercado publicitário. Que,
no final das contas, é quem dará
ou não o aval à iniciativa.
O Senac e a Escola de Comunicações e Artes da USP iniciaram ontem uma série de atividades em
comemoração aos 80 anos do rádio no Brasil (neste ano, o aniversário é da inauguração da primeira emissora brasileira).
Batizado de "Rádio: Sintonia do
Futuro", o evento vai até 12 de setembro, com palestras e workshops. Entre os participantes, está
Allan Mark Stoll, da empresa de
dublagem Alamo.
As inscrições devem ser feitas
no Senac São Paulo (rua Scipião,
67, Lapa). Informações pelo tel.
0/xx/11/3866-2500 ou pelo e-mail
sintoniadofuturo@yahoo.com.br.
As entradas são gratuitas.
laura@folhasp.com.br
Texto Anterior: Mônica Bergamo Próximo Texto: Música: Brasil "toma" o Lincoln Center por cinco noites Índice
|