São Paulo, segunda-feira, 16 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Fritz Lang dá a Stanwick papel memorável

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O canal Turner Classic Movies dedica o dia à celebração dos cem anos de Barbara Stanwick, com uma penca de filmes que ela estrelou. De todos, pode-se destacar "Só a Mulher Peca" (22h). Ninguém estranhará que seja um dos mais belos em que ela atuou, afinal, foi dirigido por Fritz Lang.
Lang, num dia feliz -diga-se-, ao falar de uma mulher insatisfeita. Vamos corrigir desde já: da insatisfação. Pois Mae Doyle poderia muito bem se assentar no casamento e no papel de mãe. Mas isso não lhe é dado. A insatisfação que sente não é propriamente com o marido, com a vila em que vive, com o cheiro de peixe, nada disso.
A insatisfação é seu modo irredutível de estar no mundo. Isso é o que faz dela uma personagem trágica e deste filme um acontecimento.
Sem nos afastar das águas, mas mudando de registro totalmente: "O Esporte Favorito dos Homens" (Telecine Cult, 12h55) é uma comédia menor do diretor Howard Hawks, isto é, é ótima.


Texto Anterior: Música: Cultura resgata show histórico de Milton
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.