São Paulo, quinta-feira, 16 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Se tivesse como comprar, não baixaria", diz usuário

DA REPORTAGEM LOCAL

"Meu objetivo não é prejudicar os autores e sim compartilhar [os livros] com leitores do meu blog", diz Alexandre Chahoud, 21, "administrador e dono" do site Rei do E-Book.
Ele afirma que resolveu criar a página depois de amigos comentarem sobre a dificuldade de encontrar determinados títulos no país. "Mas o crescimento foi tão grande que se tornou uma coisa pública."
Nos seis meses de existência do site, diz, já aconteceu de "autores se sentirem constrangidos e pedirem para que suas obras fossem removidas". Foi o caso de André Vianco, que "pediu gentilmente via Twitter e e-mail que fossem retiradas duas de suas obras". Elas não aparecem atualmente no site.
Com cerca de 3.000 arquivos disponíveis, o blog SSRJ Book Download é coordenado por uma aposentada de 55 anos, que se indentifica como Sonia SSRJ. Com "clássicos" entre os mais baixados -em primeiro lugar, estão obras de Agatha Christie, com mais de 4.000 downloads já feitos-, Sonia diz que evita escritores brasileiros. "Sempre dá problema."
Ela defende o que chama de "leitura democraticamente livre" e afirma que a maioria dos usuários de seu site são "pessoas que não têm acesso a bibliotecas ou que não têm como comprar livros".
Samuel Pinheiro, 24, que faz especialização em literatura em São Paulo, diz que não teria conseguido definir seu projeto de monografia sem a ajuda do Esnips. Ele procurava um texto do japonês Haruki Murakami, "The Girl from Ipanema, 1963/1982", e achou no site uma tradução para o inglês. "Se tivesse como comprar aqui, não teria baixado", diz. (RC)



Texto Anterior: Os piratas avançam
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.