São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA DOCUMENTÁRIO

Filme flagra o desbunde dos Dzi Croquettes

Painel sobre o escrachado grupo de teatro dos anos 1970 é prejudicado pela fragmentação das entrevistas

ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No começo dos anos 1970, no auge da ditadura militar, surgiu um grupo carioca de teatro que acabou marcando a contracultura brasileira, o Dzi Croquettes.
Formado por 13 atores que dançavam e cantavam, o grupo brincava com a androginia para criticar a repressão política e sexual. A trupe fazia espetáculos cheios de ironia, duplo sentido e escracho. Um desbunde, como se dizia na época.
O deboche estava presente nos figurinos e no contraste dos corpos masculinos peludos e barbados enfiados em sumárias roupas femininas. O grande mérito de "Dzi Croquettes", documentário de Tatiana Issa e Rafael Alvarez, é desenterrar a história do grupo, que influenciou os meios teatrais e fez sucesso na Europa, principalmente em Paris.
O filme retrata o percurso do grupo, das origens, em 1972, ao desaparecimento, no fim daquela década. Issa e Alvarez recolheram depoimentos dos membros da trupe ainda vivos -Claudio Tovar, Ciro Barcelos, Bayard Tonelli, Rogério de Poly e Benedito Lacerda-, de pessoas que trabalharam ou foram influenciados pelo Dzi.
O esforço dos diretores em obter os depoimentos é louvável, mas o uso deste material no filme traz problemas. As entrevistas foram excessivamente fragmentadas, prejudicando o resultado, com o entrevistado pronunciando, às vezes, apenas uma frase.
Além de ficar "refém" dos depoimentos, arruinados pela montagem, o filme ainda sofre com a qualidade de algumas destas falas, meramente laudatórias.


DZI CROQUETTES

DIREÇÃO Tatiana Issa e Raphael Alvarez
PRODUÇÃO Brasil, 2009
ONDE Nos cines Belas Artes, Frei Caneca Unibanco, Reserva Cultural e circuito
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO regular




Texto Anterior: Folha.com
Próximo Texto: Inspirada na obra de Leminski, "Vida" estreia amanhã em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.