São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2010

Texto Anterior | Índice

Tela de Cândido Portinari é furtada em museu de Olinda

"Enterro", pintura feita em 1959, é avaliada em R$ 1,2 milhão

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

Um quadro do pintor Cândido Portinari (1903-1962), avaliado em R$ 1,2 milhão, foi furtado anteontem do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, no centro histórico de Olinda (região metropolitana de Recife).
Chamada "Enterro", a obra -um óleo sobre madeira medindo 24,5 cm x 33,5 cm- estava exposta em uma sala sem vigilância eletrônica com outras cinco do artista, que não foram levadas. O local é de responsabilidade do governo do Estado. Lá trabalham só quatro seguranças, divididos em turnos. Segundo a diretora do museu, Célia Labanca, o desaparecimento da obra só foi percebido no início da noite.
Seguranças se preparavam para fechar o prédio. Ao colocarem tapumes de madeira nos vãos das grades nas janelas, como fazem sempre, viram uma moldura sem o quadro cair no chão. A peça estava escondida atrás de uma das tábuas.
Pintada em 1959, a obra integrava a coleção de Assis Chateaubriand (1892-1968) e havia sido doada para compor o acervo que deu origem ao museu, fundado em 1966. Essa é uma das cinco telas do artista retratando o enterro de uma criança.
A primeira obra com esse tema foi feita em 1936, ligada ao início de suas alegorias de miséria e de injustiça social. "É uma obra belíssima, muito característica dele", disse o filho do artista, João Cândido Portinari. "Tem esse retrato da roça, que é uma coisa muito forte."
A Polícia Civil investiga o caso. Peritos estiveram no museu. A Polícia Federal e a Interpol foram avisadas sobre o furto. A Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco), que administra o museu, informou que o local é vigiado e que os visitantes são acompanhados. Mas não há câmeras nem sensores de presença.

Colaborou SILAS MARTÍ, de São Paulo



Texto Anterior: Crítica: Disco é um manifesto à vida noturna e une Bee Gees, Prince e Duran Duran
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.