São Paulo, sábado, 16 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

televisão

CRÍTICA DVD

Selton Mello dá show com atormentado em "A Cura"

Minissérie explora ladeiras de Diamantina em história sobre curandeiro

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DE SÃO PAULO

Da janela de sua loja, uma mexeriqueira dá conta da vida alheia na cidade. Quem está traindo quem e com quem, o último escândalo, o filho que a casa torna. Assim vamos sendo, engenhosamente, apresentados aos personagens de "A Cura".
A minissérie, escrita por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, sai agora em DVD. Realmente é um formato bem melhor para assistir aos tormentos de Dimas (Selton Mello), médico que descobre que possui o dom de curar as pessoas com operações espirituais.
Exibido semanalmente pela Globo em agosto do ano passado, o programa sofreu para fidelizar o público das terças-feiras, mas ao final alcançou 20 pontos no Ibope (cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP).
A trama é ambientada em Diamantina, em Minas Gerais, bem diferente (e mais rica) do que o desgastado Rio aos olhos do telespectador.
Até suas famosas ladeiras ajudam a contar a história.

PERTURBADO
O ator Selton Mello é o grande destaque da minissérie. Dá show nos diálogos realistas e na interpretação de Dimas. Suas dúvidas parecem se tornar a perturbação de nossa existência, mesmo que não se conheça absolutamente nada do espiritismo.
O enredo, apesar de obviamente focado nos espíritas, é econômico nos termos utilizados, talvez para não afastar o público não simpatizante dessa religião.
A fofoqueira cumpre também outro papel na minissérie. É a representação em pessoa de todos os segredos escondidos pelos moradores locais. Segredos esses que vão criar os mal-entendidos necessários para a evolução dos dramas.
Paralelamente à história principal, corre um flashback de muitos anos atrás.
Em 1766, um aventureiro explora um veio de diamantes escondido de todos e principalmente do rei.
É vivido por Carmo Dalla Vecchia, em atuação distinta do canastrão rei de "Cordel Encantado", atual novela das 18h da Globo.
Sua ganância e sua violência fazem com que seja envenenado por um índio pajé, que condena o espírito dele a uma maldição eterna: terá dolorosas chagas espalhadas por todo o corpo.
Por seu caminho, vai passar um menino curandeiro, que terá uma ligação cármica com os desdobramentos na cidade em 2010.
O final deixado em aberto faz crer numa possível segunda temporada. Há ainda muito a explorar e seria um deleite poder ver mais do trabalho de Selton Mello.
Uma pena que o DVD seja tão pobre com relação a extras. Nem um making of está agregado ao produto.

A CURA
DISTRIBUIDORA Globo Marcas/Som Livre
QUANTO R$ 39,90
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO bom




Texto Anterior: José Simão: Trem-bala vira "Trem das Onze"!
Próximo Texto: Laertevisão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.