São Paulo, sábado, 16 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR joselia.aguiar@grupofolha.com.br

Clássicos em e-book

Os cem clássicos brasileiros mais populares vão ser escolhidos pela Fundação Biblioteca Nacional para lançá-los em e-book. Em até dois anos, cerca de 4.500 obras de referência adquirem esse formato para serem lidas por empréstimo on-line. Em outra frente, a casa tem como meta digitalizar, no mesmo prazo, dez vezes o volume de títulos que está on-line. São hoje 23 mil peças, entre obras raras e periódicos em domínio público -ainda é pouco, ante os 9 milhões que constituem seu acervo. O começo da entrega, em lotes, será em setembro, quando entram no ar obras do historiador argentino Pedro de Angelis, do século 19. Desconhecido por aqui, é ilustre em seu país natal, que faz tempo pede acesso a esses títulos. O gesto simpático à Argentina é para lembrar o nosso "protagonismo" na América do Sul, diz Galeno Amorim, o presidente.

A CIZÂNIA DA SEMANA
"Não fui brutal, é o meu jeito vivo de ser"
CLAUDE LANZZMAN
cineasta e ensaísta francês, em entrevista à Folha, depois de causar polêmica por sua rispidez com o mediador de sua mesa, durante a Flip


//ALÉM DE ROSA
Editores e agentes literários continuam a se movimentar, após o lançamento do programa de apoio à tradução e publicação de autores brasileiros anunciado pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, durante a Flip.
Além da obra de Guimarães Rosa, como antecipou esta coluna, editores estrangeiros dos EUA e da Alemanha têm interesse em fazer novas edições dos poetas Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto. Não é notícia relacionada ao novo programa, mas é também clássico brasileiro no exterior: Graciliano Ramos acaba de ganhar novas edições na Argentina e na Espanha catalã.

//MAIS ROSA
O jovem Guimarães Rosa escrevia muito, e muito diferente do estilo que o consagrou. Esse acervo, tão vasto quanto desconhecido, começa agora a ser publicado pela Nova Fronteira.
O primeiro inédito de Rosa sai em agosto, "Antes das Primeiras Estórias", com cerca de 200 páginas. Reúne textos publicados em "O Cruzeiro" e "O Jornal" a partir de 1920. Além desse, haverá outros seis volumes com inéditos de Rosa.

//LOBATO EM IPAD
Começou com "A Menina do Narizinho Arrebitado", que saiu em versão interativa para iPad no ano passado. A editora Globo coloca agora no formato outros seis livros de Monteiro Lobato, além de cinco adaptações em quadrinhos. É a primeira grande coleção de um autor nacional transposta exclusivamente para o tablet, como lembra a editora. O leitor pode baixar o aplicativo na App Store, da Apple. Os livros são vendidos separadamente e custam entre US$ 9,90 e US$ 26,90.

De Guantánamo... O selo Tordesilhas comprou os direitos de "From the Memoirs of a Non-Enemy Combatant", de Alex Gilvarry, jovem imigrante filipino que foi detento em Guantánamo.

...para o mundo Apenas em 2012 o livro de Gilvarry sai nos EUA. Mas seus textos já começaram a rodar o mundo. Saíram em revistas como a "Paris Review". Está previsto para a "Granta" dedicada ao 11 de Setembro.

Recuerdos.... Oscar Hijuelos, americano de ascendência cubana, terá dois títulos lançados por aqui no Brasil pela editora Livros de Safra: "The Mambo Kings Plays Songs of Love" e sua continuação, "Beautiful Maria of My Soul".

...de Cuba "Os Reis do Mambo" é o título em português da adaptação para o cinema de "The Mambo Kings". O livro levou o Pulitzer de ficção em 1990.

LEIA MAIS EM www.paineldeletras.blog.uol.com.br




Texto Anterior: Ficção/Não ficção
Próximo Texto: Livro exibe lado fotógrafo de Hopper
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.