São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
PÉROLAS Elas capitaneiam um dos principais eventos das artes em São Paulo; as amigas Vera Chaddad e Ariane Juliani abrem amanhã o Nono Salão de Arte e Antiguidades, que traz preciosidades como duas telas de Guignard e um óleo de Renoir

Siro vê MTV

C lipemaníacos, tremei: o juiz Siro Darlan, titular da Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro, pediu à MTV uma cópia de dezenas de clipes que foram ao ar em julho.

O juiz -que já proibiu a participação de crianças em novelas e de modelos adolescentes em desfiles- diz que recebeu "denúncias" e resolveu apurar. Ele foi informado de que algumas imagens exibidas na emissora no horário da manhã conteriam "cenas pornográficas", até com crianças.

Foram enviados mais de 40 vídeos, de Djavan, Caetano, Lulu Santos e Zeca Pagodinho, por exemplo. Um deles, da cantora Nega Gizza, irmã de MV Bill, traz cenas de crianças dançando "na boquinha da garrafa" com roupas sexy. A MTV aguarda a manifestação oficial do juiz.

OLHO VIVO 1
O banqueiro Luiz Cezar Fernandes (ex-Garantia, ex-Pactual) entrou nas negociações para trazer um investidor estrangeiro para participar da operação de socorro à Varig. Ele representa um "private equity fund", por meio do qual investidores com dinheiro no Brasil injetariam dinheiro na companhia aérea.

OLHO VIVO 2
E já são várias as exigências feitas pelos grupos interessados em aplicar dinheiro na Varig. Uma delas: o BNDES exigir da empresa o mesmo formato que o governo adotou com os bancos no Proer, separando a parte financeiramente saudável da empresa da outra, considerada "podre". Os ativos da Varig seriam transferidos para a Rio Sul e a Nordeste, do mesmo grupo. As duas empresas alugariam a marca "Varig". Com o dinheiro do aluguel, a Varig pagaria suas dívidas aos poucos.

NOVA ERA
Ciro Gomes vai visitar os túmulos de Getúlio Vargas e de Jango, em São Borja, no Rio Grande do Sul. Ao lado de Leonel Brizola, depositará flores no túmulo de Vargas.

A data escolhida foi o dia 24 de agosto, quando se completam 48 anos da morte de Vargas.

TERNO
Eldo Moreno assume no dia 2 de setembro a superintendência das Lojas Colombo. Vai comandar 5.000 funcionários nos Estados do Sul e em São Paulo.

PEIXINHO
Não bastasse um, o PT tem dois "Zecas do PT": o governador do Mato Grosso do Sul e o filho de José Dirceu, presidente nacional do partido: José Carlos Becker de Oliveira, de 24 anos, é candidato a deputado federal por Cruzeiro do Oeste, no Paraná. Nos santinhos, ele estampa a foto ao lado do pai. "Desde criança me chamam de Zeca. E há sete anos virei, na cidade, o Zeca do PT", diz ele.

Ex-secretário da Indústria, Zeca rompeu com o prefeito, que é do PPS de Ciro Gomes.

PIRES NA MÃO
Foi adiado para 2003 o começo das filmagens de "Cafundó", de Paulo Betti -inicialmente previsto para setembro deste ano. É que Betti, que está há três anos correndo atrás de verbas, anda tendo dificuldade na captação de recursos -o filme está orçado em R$ 5,2 milhões.

"Já tenho 60% do necessário, mas só começo quando tiver os 100%", diz o ator e diretor.

BABEL
A globalização chegou ao palco do Teatro Municipal de SP. A linha de frente da ópera "Madama Butterfly" é formada por uma meio-soprano da Hungria, um tenor do Turcomenistão e um barítono dos EUA. A soprano, Eliane Coelho, é brasileira.

PERDA
O colunismo social nova-iorquino está de luto. Morreu anteontem Neal Travis, editor da coluna "Page Six", do "New York Post". Travis, 62, que morreu enquanto dormia, lutava há meses contra o câncer.

bergamo@folhasp.com.br


COM CLEO GUIMARÃES E FÁBIO DE OLIVEIRA

CURTO-CIRCUITO

O filme "Gregório de Mattos", da cineasta Ana Carolina, tem sessão especial hoje, às 21h, no Espaço Unibanco de Cinema.
É hoje a estréia para convidados da peça "Romeu e Julieta", às 21h, no Teatro Popular do Sesi.
Valentin Teplyakov, especialista no método Stanislavsky, dá palestra hoje, às 20h, no teatro escola Célia Helena.
É hoje o lançamento dos CDs "Funziona Senza Vapore" e "Fellini - Amanhã é Tarde", das bandas Funziona Senza Vapore e Fellini, às 22h, no Café Concerto Uranus.
A atriz Silvia Bandeira recebe hoje para um jantar, no Quattrino do hotel Meliá Iguatemi, depois da estréia da peça "Intimidades 2", no teatro Itália.


Texto Anterior: Lançamentos tornam poder do ídolo mais forte
Próximo Texto: "Simple Things": Brasil vê encontro da soul com a eletrônica do Zero 7
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.