São Paulo, segunda-feira, 16 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Guerra santa de um homem

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A ascensão do fundamentalismo religioso, mais ou menos em todo o mundo, traz à tona uma outra questão sobre o inquietante Travis de "Taxi Driver" (Cinemax, 22h): será a religião uma espécie de patologia?
No caso de Travis (Robert de Niro) não há dúvida de que é. Pois esse homem, disposto a livrar uma menininha (Jodie Foster) da prostituição, está tomado de tal ânsia de pureza que não lhe basta salvar a garota. É preciso ainda levar uma campanha mortal contra o submundo de Nova York.
O excesso de pureza pode, então, converter-se em pecado (ou demência, como queira). Essa lógica com que trabalha Martin Scorsese não é tão distante, afinal, daquela que operam os fundamentalistas dos mais variados credos.

Corra que a Polícia Vem Aí 2 1/2
Globo, 15h45.

(The Naked Gun 2 1/2 - The Smell of Fear). EUA, 1991, 84 min. Direção: David Zucker. Com Leslie Nielsen, Priscilla Presley, George Kennedy. O tenente Frank Derbin (Nielsen), com sua habitual incompetência, combate agora quadrilha que pretende desviar verbas governamentais. Inferior ao primeiro filme da série, tem, no entanto, senso de humor, desvia-se das armadilhas da paródia e tem um Leslie Nielsen inspirado.

A Mexicana
Globo, 22h05.

(The Mexican). EUA, 2001, 123 min. Direção: Gore Verbinski. Com Brad Pitt, Julia Roberts, James Gandolfini. Pitt é o mafioso disposto a abandonar essa vida e às voltas com uma última missão; Gandolfini é o gângster disposto a impedi-lo de cumprir essa última missão e, por conta disso, rapta a namorada do outro. Um filme feito para formar a dupla Pitt/Roberts. Vasto estrupício, mas tem os dois. É o que importa. Inédito.

Um Anjo em Minha Vida
SBT, 2h40.

(The Preacher's Wife). EUA, 1996. Direção: Penny Marshall. Com Denzel Washington, Whitney Houston, Gregory Hines. Filho do pastor e de uma cantora do coral da igreja pede aos pais um irmãozinho. Eles estão em crise conjugal, de maneira que quem vai dar uma força ao menino é um anjo, por nome Dudley. Aí nem Denzel segura. (IA)

TV PAGA

QUADRINHOS

Série expõe as faces do quadrinho europeu

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Humor, "cabeça", erótico. Os quadrinhos produzidos na Europa nas últimas décadas têm muitas facetas, e algumas delas estão sendo retratadas neste mês em uma série de documentários exibidos na Rede SescSenac de TV, na série "Visões do Mundo".
Produzidos na França, um dos principais mercados de HQs atualmente, o episódio de amanhã confronta duas gerações: o veterano Jean Giraud, 66, e Bernard Yslaire, 47, parte de uma safra diretamente influenciada pelos mestres da HQ européia.
Mais conhecido pelos desenhos do western "Blueberry", escrito por Jean-Michel Charlier, Giraud é também a outra identidade de Moebius, autor de obras-primas da ficção científica dos anos 70 e um dos fundadores da revista "Metal Hurlant". A exploração do fantástico, com pitadas de orientalismo, ajudou Moebius a antecipar suas futuras colaborações com Hollywood, que incluem "Duna" -com o escritor Alejandro Jodorowski-, "Alien", de Ridley Scott, e "O Quinto Elemento", de Luc Besson.
"Como se pode ter estilos tão diferentes?", pergunta-se Giraud/ Moebius no programa. "Sou um fenômeno, um privilegiado, um doente, um pervertido? Não tenho essas respostas."
Igualmente dado a viagens no tempo e na mente, o belga Yslaire, retratado na segunda parte do documentário, é o autor das séries "XXe Ciel.com" e "Sambre".
Além de seu minucioso processo de trabalho no computador, o programa invade uma das sessões de psicanálise em que Yslaire debate com a médica suas impressões sobre a história que escreve.
"Mantemos um olhar constante sobre outros mundos. O problema é entrar neles. Tem que saber a hora de parar", afirma.
Apresentada às quintas, às 21h, com reprises durante a semana, a série abordará ainda as carreiras de Tito, Marc-Antoine Mathieu, Pascal Rabaté, Bretécher e Blutch.


VISÕES DO MUNDO: GIRAUD, MOEBIUS/ YSLAIRE. Quando: amanhã (reprise), às 20h30.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.