São Paulo, quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

LANÇAMENTO

Noite de homenagens

João Sal/Folha Imagem
Lázaro Brandão e Olavo Setubal se encontram no lançamento do livro "A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira"


O lançamento do livro "A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira", do jornalista Engel Paschoal, reuniu mais de 300 pessoas, na noite de segunda-feira, no Instituto Tomie Ohtake, em SP. Na fila para comprar o livro, que relata a vida e a carreira do publisher da Folha, amigos de Frias e colaboradores do jornal relembravam episódios vividos com ele.
 

"Conheço o Frias de largos anos, ele era íntimo de Amador Aguiar, o grande impulsionador do Bradesco. Frias falava claramente quando algo não o agradava no banco", conta Lázaro Brandão, presidente do conselho do Bradesco.
 

A ex-prefeita Marta Suplicy (PT) recordava como, "anos atrás", começou a escrever para a Folha. "O Fernando Henrique Cardoso disse: "Você é louca? Tem uma carreira acadêmica e vai escrever para jornal?". Seis meses depois, ele e todos os intelectuais eram colaboradores da Folha. O Frias sempre esteve à frente."
 

Ao evento compareceram políticos de diferentes partidos: os pefelistas Cláudio Lembo, governador de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab, e Jorge Bornhausen, os tucanos José Serra e Paulo Renato, o senador petista Eduardo Suplicy, Delfim Netto e Orestes Quércia (PMDB), Paulo Maluf (PP), entre outros.
 

Estiveram no Instituto empresários como Olavo Setubal (Itaú), Benjamin Steinbruch (CSN), Roberto Civita (Editora Abril), Fernando Xavier (Telefônica) e Paulo Cunha (grupo Ultra).
 

"Frias foi fundamental para a história do país. E olha que eu tenho algum conhecimento da história do Brasil", diz Delfim Netto. O ex-ministro Celso Lafer afirma que o publisher fez da Folha um "jornal pluralista, de repercussão indiscutível".
 

Para Paulo Cunha, "Frias tem a simplicidade dos grandes homens".

Meu pedacinho do céu
Os presidenciáveis José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bivar (PSL) entrarão nesta semana com recurso no TSE contra o fim de suas cotas de aparição no "Jornal Nacional". A TV Globo havia feito acordo para exibir as peripécias dos nanicos Brasil afora, mas reviu as regras e cancelou o registro.

CÉU EM PEDACINHOS
Já são pelo menos 15 os helipontos da região do Morumbi que devem ser interditados pela Prefeitura de São Paulo. O fato de terem autorização da Anac, antigo DAC, para funcionar -caso, por exemplo, do heliponto de Abram Szajman - não significa nada, no entendimento da administração. "Meus amigos que me perdoem, mas não vão poder mais usar seus helicópteros em zonas residenciais", diz Andrea Matarazzo, secretário de subprefeituras.

LEMBRANÇAS
Geraldo Alckmin, na avaliação de estrategistas da campanha dele, foi até bem no debate da Band, na noite de segunda-feira. O problema do candidato, avaliam, é de "recall": as pessoas simplesmente não conseguem se lembrar do que Alckmin disse depois do debate.

POR CONTA DA CASA
Ao chegar de táxi ao debate da Band, assessores da candidata Heloísa Helena entregaram à emissora um pedido de reembolso da corrida, de R$ 110. Na saída, pediram boleto para que a emissora também bancasse a fatura da volta.

COF, COF
Heloísa, aliás, foi a que mais sofreu com o ar-condicionado do estúdio. Passou os intervalos do debate se cobrindo com uma blusa. Saiu de lá com uma leve tosse carregada.

ELEITOR
O ator Marco Ricca estava na platéia do debate. "Estou credenciado como cidadão. Ainda não sei em quem vou votar."

MEU TEMPO É HOJE
Há 17 anos sem fazer temporada de shows, Paulinho da Viola vai se apresentar durante um mês, em setembro, no teatro Fecap (SP).

DE SAÍDA
Baixa confirmada na Bienal: o artista plástico Cildo Meireles, que ameaçou deixar a mostra caso o ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira continuasse no conselho da fundação Bienal, chegou a balançar com a saída de Cid Ferreira. Mas não voltou atrás e ficará fora do evento. "Fiquei um mês parado e agora é impossível recuperar o tempo perdido", diz.

NUDEZ
O clipe "Estranho Jeito de Amar", da dupla Sandy & Junior, terá exibição no dia 16, no Festival de Gramado. Dirigido por Junior e Fernando Andrade, o vídeo mostra uma modelo nua e a cantora Sandy vestindo a calça.

CURTO-CIRCUITO

O TEATRO OFICINA comemora 45 anos hoje, com apresentação da peça "A Terra", às 20h, com entrada gratuita e retirada de senhas, a partir das 17h, na rua Jaceguai, 520.
O FÍSICO MARCELO GLEISER faz palestra com o tema "Cosmo para Poetas", no shopping Villa-Lobos, às 19h30.
O CANTOR LÉO MAIA E O DJ ZÉ PEDRO são os convidados de hoje do clube Disco, na Vila Olímpia, a partir das 23h.
FRANCESCO, neto de Adelina Silveira Alcântara Machado, nasceu no último sábado, no hospital Albert Einstein, em SP.


Texto Anterior: "O Homem do Castelo Alto" e "Valis" chegam às livrarias até o final do ano
Próximo Texto: João Pereira Coutinho: Londonistão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.