São Paulo, quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Coldplay revela seu processo criativo

DA REPORTAGEM LOCAL

O Coldplay é o convidado de amanhã do "Storytellers", em que bandas contam a gênese de suas músicas e dão uma canja dos maiores sucessos. O princípio é o mesmo dos brasileiros "Zoombido" (Canal Brasil) e "Uma Vez, Uma Canção" (Cultura), mas a ausência de apresentador na atração gringa abrevia os relatos e os torna por demais superficiais. Sem alguém para indagar sobre os porquês das escolhas criativas, a historinha de cada canção fica um tanto rala. Intervenções pontuais da platéia não ajudam a desfazer essa impressão.
"Yellow" abre os trabalhos. O vocalista Chris Martin conta que certa noite, no País de Gales, a letra veio à sua mente como um turbilhão; no entanto, faltava uma palavra. Ele olhou à volta e o livro mais próximo era um catálogo telefônico... Para "Speed of Sound", a inspiração foi um pouco menos prosaica. "Queríamos recriar a bateria de "Running up that Hill", de Kate Bush", diz um dos integrantes. "E o refrão", emenda outro. "A melodia também", brinca um terceiro.
Por fim, a melancólica "The Scientist" surgiu a partir da constatação -a bordo de um trem a caminho de Liverpool- de que o material gravado até então para "A Rush of Blood to the Head" (2º álbum da banda, do qual a música faz parte) era muito ruim. Para afogar as mágoas, compuseram o chororô.


STORYTELLERS - COLDPLAY
Quando:
amanhã, às 19h
Onde: VH1


Texto Anterior: Política: Coexistência no mundo é tema de debate hoje
Próximo Texto: Crítica: "Conversação" antevê paranóia da bisbilhotice
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.