São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Divulgação/TV Globo
GLOBO HOMENAGEIA RAUL SEIXAS Lobão canta em gravação do "Som Brasil", que a Globo exibe dia 31; a edição homenageará Raul Seixas também com Anna Luiza, Vanguart e Móveis Coloniais de Acaju

Movimento vai fiscalizar concessões de TV

Um grupo de entidades de esquerda está articulando um movimento nacional que buscará a criação de "mecanismos públicos" para fiscalizar a distribuição e a renovação de concessões de canais de TV e rádio.
Manifestações populares estão agendadas para 5 de outubro, quando vencem as cinco concessões da TV Globo (São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte e Recife) e as da Record, Band, TV Gazeta e TV Cultura em São Paulo, entre outras
Já fazem parte do movimento a CUT, a UNE e o MST, além de ONGs atuantes na área de comunicação como o coletivo Intervozes e o FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação).
"A idéia não é fazer caça às bruxas. É mostrar que as concessões não são tratadas como coisa pública e exigir critérios objetivos para a renovação das concessões, como o cumprimento dos princípios constitucionais [a programação deve dar "preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas]", diz Diogo Moyses, do Intervozes.
Segundo Moyses, o movimento fará "avaliação sistêmica das concessões". "Hoje, as concessões são renovadas em bloco [pelo Congresso]. Não há avaliação dos princípios constitucionais. O Ministério das Comunicações apenas checa certidões", afirma. O Intervozes acaba de fazer estudo que mostra que quase todas as FMs de São Paulo estão irregulares.

TEMPESTADE Pegou mal a Record ter demitido um terço de seu departamento esportivo e anunciado o fim dos programas de Milton Neves _decisão da qual já voltou atrás. "Como uma emissora com essa instabilidade quer tirar o futebol da Globo?", é a pergunta da semana em setores do mercado publicitário.

DESAFINADO A segunda edição de "Ídolos" termina melancolicamente hoje. No ano passado, sem contar os dois últimos episódios, "Ídolos" marcou 11,4 pontos no Ibope. Neste ano, não passou de 7,9, uma queda de 31%.

CLAQUE Caiu bastante também a audiência de "Toma Lá, Dá Cá". O novo humorístico da Globo deu 26 pontos anteontem. Na estréia, foram 31.

NOVO SBT 1 Na tentativa de melhorar o desempenho da novela latina "Zorro", a Record fez mudanças em sua grade noturna nesta semana. Colocou o telejornal "SP Record" às 18h (antes era às 19h40) e antecipou "Luz do Sol" das 21h para as 20h30.

NOVO SBT 2 A Record acabou dando um tiro no próprio pé. A audiência do "SP Record" despencou de dez pontos para 5,2. E "Luz do Sol" caiu de 9,8 pontos em julho para 7,3 anteontem.

VEM AÍ No SBT, a expectativa é de que Silvio Santos estréie novos programas na semana que vem. Entre eles, um "game" de Adriane Galisteu, um novo de Regina Volpato (na linha "programa verdade") e o reality show "Quem Perde, Ganha".


Texto Anterior: José Simão: Cansei! O sofá cansou da Hebe!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.