São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PASSO A PASSO

Veja como preparar o fermento natural em casa

Coloque 4 ou 5 figos secos (*) e um copo e meio de água filtrada em um recipiente com tampa (de plástico ou de vidro)

Deixe o recipiente fechado e guarde-o longe da luz, em um lugar com temperatura ambiente (mais ou menos 25º C), até a mistura espumar como se fosse um Guaraná (este processo pode levar de três a quatro dias)

Coe a mistura e jogue fora os figos secos fermentados. Adicione ao líquido um copo de farinha de trigo. Misture bem com uma colher e deixe fermentar até duplicar de volume (pode demorar de um a três dias)

A mistura deve ficar espessa como uma massa de bolo. Se ficar líquida, coloque mais farinha -é o glúten da farinha que servirá de alimento para os microorganismos obtidos do figo. O fermento estará pronto quando a mistura espumar bastante e triplicar de volume (o processo de fermentação, do início ao fim, pode levar até uma semana)


(*) Prefira figos secos orgânicos que tenham a casca revestida por uma camada branca de fungos -eles ajudarão no processo de fermentação


Texto Anterior: Comida: Eterno enquanto dure
Próximo Texto: Pão de figos com fermento natural
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.