São Paulo, sábado, 16 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Emissoras receberão notificação quando o ministério considerar a atração inadequada ao horário de exibição
Governo vai monitorar programas ao vivo

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Este deve ser o último fim-de-semana de "permissividade" para os programas de televisão. Na segunda-feira, entra em vigor a nova portaria do Ministério da Justiça, que muda as regras de classificação das atrações da TV.
O texto cria nova faixa etária de classificação, a dos 16 anos, e prevê punições baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Os programas de auditório que são apresentados ao vivo devem ser notificados pelo ministério para que suas atrações sejam adequadas ao horário de exibição.
Reynaldo Jardim, gerente de programação do setor de classificação do ministério, afirmou que ele e sua equipe irão assistir aos programas ao vivo para definir a classificação. "Existem muitas atrações inadequadas atualmente. A "Banheira do Gugu", por exemplo, só poderia ser exibida após as 22h", disse Jardim.
O quadro faz parte do "Domingo Legal", apresentado por Gugu Liberato, a partir das 15h30, no SBT. Na atração, as modelos, vestidas de biquíni, ficam dentro de uma banheira tentando pegar vários sabonetes que são jogados na água. Os homens, de sunga, tentam impedi-las. "A brincadeira nem é tão problemática. O pior são os closes que as câmeras dão nas meninas. Se continuar assim, vai ter de mudar de horário."
O apresentador Gugu Liberato deve chegar hoje à noite da Europa e informou, por meio de sua assessoria, que vai esperar a notificação do ministério e irá cumprir o que for determinado.
Outro programa que deve ter problemas com a nova portaria é o "Festa do Mallandro", que é exibido aos sábados, a partir das 16h. A atração costuma mostrar modelos seminuas e é famosa pelas "pegadinhas", que sempre terminam em briga. "O programa não é transmitido em Brasília, já que a Gazeta não é rede nacional. Mas vamos solicitar as fitas para poder classificá-lo", afirmou Jardim.
Segundo a assessoria da Gazeta, a direção de "Festa do Mallandro" vai acatar as decisões do Ministério da Justiça.
Luiz Gleiser, diretor do "Domingão do Faustão", da Globo (16h), afirmou que não acredita que o programa tenha problemas com a nova portaria. "A Globo já tem um classificação interna, e o "Domingão" segue os padrões determinados para o horário."
Fábio Furiatti, diretor do "Programa do Ratinho", do SBT (21h), também afirma não estar preocupado com a nova lei. "Acho que não há nada de inadequado. Estamos dispostos a mudar, se for preciso. Mas é importante que todos tenham de seguir as mesma regras. Se não podemos mostrar sexo, as novelas da Globo também não podem. Vamos ficar muito atentos a isso", disse.


Texto Anterior: Da Rua - Fernando Bonassi: A minha cultura
Próximo Texto: Panorâmica: Cásper Líbero promove curso de jornalismo cultural
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.