São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Brasil deverá fazer novos testes de TV digital

Divulgação
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Prevista para começar a ser implantada neste ano, a TV digital no Brasil deve dar um passo atrás. Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e Ministério das Comunicações estão agora defendendo a realização de novos testes para a escolha do padrão a ser adotado _japonês, europeu ou norte-americano.
Os três sistemas já foram testados em 1999 pela SET/Abert (Sociedade de Engenharia de Televisão/Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV), a um custo de R$ 2,5 milhões. Os testes indicaram o padrão japonês como o mais apropriado para o país. Na Anatel, no entanto, já é dada como definitiva a decisão de realizar novos testes. O principal argumento é que os padrões americano e europeu evoluíram muito de três anos para cá.
Falta definir quem, quando e como serão feitos os testes. "Se for ter novos testes, a SET/Abert está disposta a realizá-los", diz Roberto Franco, presidente da SET.
Na semana passada, o governo federal editou, por decreto, a política nacional para TV digital. Diz que o padrão a ser escolhido deverá oferecer recepções móvel (no carro) e portátil (televisor sem antena externa), como o japonês. Os americanos dizem que estão desenvolvendo essas aplicações apenas para satisfazer os brasileiros.
Os defensores da TV digital afirmam que a tecnologia irá revolucionar a televisão, com alta definição e internet no televisor.

OUTRO CANAL

Bola A Globo diz que a edição paulista do "Globo Esporte" volta ao ar após as eleições, em outubro. Oficialmente, a edição está sendo substituída pela feita no Rio, desde a semana passada, porque o programa ficou menor, devido ao horário eleitoral. Extraoficialmente, o problema é "Chaves", do SBT, que tem superado o telejornal esportivo no Ibope.

Voto A Globo também afirma que o debate entre os presidenciáveis, previsto para o próximo dia 3, vai ocorrer mesmo que um dos candidatos falte. Isso desmente rumores de que o debate poderia ser cancelado por "falta de quórum".

Manhã A Rede TV! trabalha em um projeto, para o ano que vem, que lembra o antigo "TV Mulher". A atração não teria um apresentador- âncora, mas vários quadros, cada um com um apresentador diferente. Clodovil Hernandez e Solange Frazão foram convidados.

Velocidade A TV Cultura exibe de hoje a sexta, no "Diário Paulista" (18h30), a série "Guerra no Asfalto", do repórter Edson Castro (ex-Globo). As reportagens são sobre acidentes de trânsito e têm edição rápida, em linguagem de programa de TV paga.

Testes Candidatos a inquilinos da quarta "Casa dos Artistas", todos anônimos, já andam circulando pelos corredores do SBT.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo: Água de beber
Próximo Texto: A bela e a fera
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.