São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proprietário dá adeus ao ramo da hotelaria

DA REPORTAGEM LOCAL

A pompa não se restringe ao nome. Instalado em uma região que já foi reduto da elite cultural do país, "hotel dos artistas" numa época em que a Globo ficava logo ao lado, o Lord Palace Hotel fechou as portas em maio de 2004 como um legítimo quatro estrelas.
A presença de (novos) artistas subindo e descendo as escadas, remexendo os porões e abrindo quartos há tempos fora de uso, fez com que William Bumaruck, proprietário do hotel, reavaliasse alguns aspectos dessa história. "A maioria das obras trata do fechamento do hotel. E você passa a raciocinar. Eu nunca tinha visto todo o enxoval junto. São 8.000 peças!", diverte-se, fazendo referência à escultura de lençóis de Cláudio Cretti.
Outra que teve a sua colaboração foi Samantha Moreira. Empolgado de ver em um só lugar grande parte dos quadros de sua coleção pessoal, Bumaruck botou a mão na massa e fez para a artista os cavaletes das obras.
E o que era para ser uma exposição apenas no lobby, acabou tomando vários andares do hotel. "Está muito bonito", disse à Folha enquanto regava seu jardim.
Elogios à parte, será que alguma das obras da exposição é digna de integrar sua coleção pessoal? "Não, porque não teve nenhuma pintura. Nada que eu tenha gostado e tivesse vontade de comprar", castigou.
Sobre o Lord, Bumaruck sabe apenas que vai continuar com o restaurante. "Hotelaria em São Paulo não dá mais. Hoje o pessoal constrói hotéis e vende para esses grupos estrangeiros, que cobram muito barato", lamenta. "Estou saindo do ramo. Posso até montar um bar para a exposição, dependendo do fluxo de pessoas. Eles vão querer tomar um chá, comer uma empadinha ou um sanduíche, né?", conclui o empresário, do alto de seus 46 anos de hotelaria, dos quais 34 de Lord. (DA)


Texto Anterior: Serviço de quarto
Próximo Texto: Literatura: Em queda livre, livros fazem sua primavera
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.