São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




TV digital une rivais Globo, SBT e Record

Depois de dois anos fora, SBT e Record devem oficializar nesta semana seus retornos à Abert, tradicional associação das emissoras de TV e rádio brasileiras, que desde 2003 só representa a Globo entre as cinco cabeças-de-rede.
Para conseguir o SBT e a Record de volta, a Globo teve que permitir mudança nos estatutos da Abert. SBT e Record receberão, cada um, uma vaga no conselho superior, equilibrando a representatividade das três no órgão que toma decisões estratégicas. Hoje, Globo e afiliadas têm cinco vagas no conselho, contra duas de afiliadas do SBT, uma de afiliada da Record e uma da Rede Vida.
SBT e Record deixaram a Abert em 2003 acusando a entidade de só representar a Globo. Na época, a Abert encaminhou ao BNDES pedido de financiamento de dívidas de TVs, o que favoreceria a Globo.
A campanha pela adoção do sistema de TV digital japonês, no entanto, reaproximou as três redes. Agora, com uma Abert mais forte, a prioridade das redes é convencer o governo a abrir linha de financiamento do BNDES para a importação de equipamentos digitais, o que não é permitido, bem como a isenção de impostos. Outra prioridade é combater projetos de lei que interferem na TV, principalmente os restritivos de publicidade. As três redes também devem negociar juntas os direitos de transmissão da Copa de 2010.

ADESÃO 1 A Rede TV! será a única rede comercial a liberar seu sinal para a nova operadora de TV paga via satélite que a Telefônica lançará no mês que vem, em resposta aos pacotes que combinam TV por assinatura com telefone fixo e banda larga oferecidos pela Net _agora mais forte, com a fusão com a Vivax, anunciada na última quinta.

ADESÃO 2 A Rede TV! já acertou sua inclusão no "line up" da operadora da Telefônica. Só falta assinar o contrato. As demais redes devem boicotar a empresa.

VELOCIDADE A Globo está vendendo a R$ 43,9 milhões cada uma das cinco cotas de patrocínio das transmissões da Fórmula 1 em 2007. Os atuais patrocinadores têm prioridade até dia 23.

CELEBRIDADE Autor de "Pé na Jaca", próxima novela das sete da Globo, Carlos Lombardi radicalizou. Criou um personagem que, após fracassar no "Big Brother" francês, entra para a Al Qaeda em busca da fama _nem que seja como homem-bomba.

ATÉ QUE ENFIM Será a pouco conhecida Maytê Piragibe a protagonista de "Vidas Opostas", novela das oito da Record. A emissora teve dificuldade para escalar o herói e a mocinha da trama.

DUPLA INFERNAL Ao pedir para sair de "Páginas da Vida", Antonio Calloni levou junto, involuntariamente, o ator Buza Ferraz. Sem o personagem de Calloni para dividir conspirações contra o sogro, o Ivan de Ferraz praticamente morreu. Sumiu.

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.