São Paulo, sexta, 16 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALFINETADAS

Exílio
Ao saber do movimento de 64 que depôs João Goulart, Dener, então costureiro da primeira-dama Maria Teresa, só teve uma preocupação: "Mas ela não pode ir para o exílio de tailleurzinho azul-turquesa!!! Meu Deus, isso não é traje para a ocasião... Lhe cairia muito melhor um modelo preto".
²
Assalto
Ao ter sua mansão no Pacaembu e seu quarto invadidos por três ladrões, Dener pediu um tempo para se vestir. Reapareceu no salão de robe de veludo preto e sandálias com bordado de ouro. "Pedi à empregada meu robe de chambre, mas ela, afobada, me trouxe uma saída de praia", disse mais tarde à imprensa.
²
Faxina
Ao acordar no dia de seu primeiro casamento, Dener se disse possuído do "espírito da Nega Sebastiana". Vestiu short, camiseta, pegou um escovão e começou a lavar o chão da sala.
²
Censura
Dener foi proibido de aparecer na televisão por ser um "tóxico para a juventude pela sua homérica ausência de virilidade", segundo um juiz de menores de Belo Horizonte (MG).

Cadela
Dener chorou sem parar quando morreu sua cadela preferida, pomposamente chamada Fedra Sete Lagos. Ordenou que o mordomo preparasse um velório com toalhas de renda, velas brancas e flores. Depois, a enterrou no quintal de sua casa.
²
Champanhe
Proibido de beber álcool pelos médicos, Dener pediu champanhe a seu mordomo. Diante da negativa, sugeriu que o criado colocasse uma coca-cola para gelar no balde. "E depois me sirva, mas com guardanapo em volta e em taça de champanhe."
²
Noivas
Já no final da vida, falido, Dener passou a desenhar vestidos de noiva para uma loja da rua São Caetano, em SP. "Mas este não é o Dener?", cochichavam os clientes.
²
Morte
Após uma noite de vômitos, a ambulância chegou para buscá-lo. Dener pegou a televisão, arrumou a mala, pôs o robe branco e o seu chinelo que tinha a letra "D". O enfermeiro pediu que se deitasse na maca. "Eu não", falou. "As árvores morrem de pé."
²
Fonte: "O Bordado da Fama", de Carlos Dória



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.