São Paulo, sexta-feira, 16 de novembro de 2007

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THIAGO NEY

A música nos blogs

Galkin e os selos olham na direção errada, porque os blogs de MP3 disponibilizam faixas por período de tempo limitado

OS BLOGS de MP3 estão matando a música independente? Essa é uma discussão quente que, como quase tudo o que envolve internet e pop, polariza opiniões.
A questão foi abordada por Johnatan Galkin, norte-americano que ajuda James Murphy (do LCD Soundsystem) a tocar o selo DFA, em entrevista à revista britânica "Plan B". O assunto repercutiu no "Guardian" (o texto pode ser encontrado em blogs.guardian.co.uk/music/2007/11/04-week).
O argumento de Galkin é mais ou menos o seguinte: quem antes comprava um single, ou mesmo um disco, hoje se contenta em ouvir as faixas num blog de MP3. "Os blogs de MP3 diminuíram sensivelmente nossas vendas. Eles não existiam quando lançamos o single de "House of Jealous Lovers" e conseguimos vender rapidamente 20 mil cópias. Hoje há milhares de blogs e a gente vende, em média, de 2.000 a 5.000 cópias", diz Galkin.
E ele culpa especialmente o agregador Hype Machine (hypem. com), que facilitou a busca de músicas em blogs de MP3. (Se você não conhece: ao digitar o nome de uma canção no Hype Machine, o site busca o arquivo em MP3 dessa canção em milhares de blogs cadastrados.) Outros selos e gravadoras independentes de tamanho médio alimentam essa discussão, e vão de encontro aos blogs.
O ataque aos blogs de MP3 é menos agressivo do que, por exemplo, aos sites de torrent. Porque, normalmente, quem faz um blog de MP3 faz porque ama tal música e quer mostrá-la para os outros.
O que acho dessa briga? Que Galkin e os demais selos estão olhando na direção errada. Porque muitos desses blogs de MP3 colocam as faixas por um período de tempo limitado. Uma semana, um mês. Depois, o link sai do ar.
E porque "House of Jealous Lovers" vendeu bem não porque não existiam blogs de MP3 (a música, na época, inundava sites como Soulseek e Kazaa...). "House of Jealous..." vendeu bem porque era uma faixa que soprava novos ares, que consolidava o disco-punk como gênero do momento.
E porque, quando essa música foi lançada, o mercado de vinil na dance music era muito mais forte do que é hoje.
Se os fãs estão comprando isso não é culpa dos blogs de MP3, mas de um modelo de negócio que ainda não soube como tratar com propriedade a música digital.

 

Enquanto isso, o amigo de Galkin, James Murphy, viaja pelo Brasil com o LCD Soundsystem. Anteontem, fez show em Belo Horizonte tão impressionante quanto o de São Paulo.
 

O Nokia Trends -que reunirá o coletivo tecno Underground Resistance, as bandas She Wants Revenge, Phoenix e Van She- já tem o line-up nacional definido. Mauricio Takara e convidados, a dupla carioca The Twelves e o DJ Hisato também se apresentarão no Memorial da América Latina, em São Paulo, em 8 de dezembro.


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