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THIAGO NEY
A música nos blogs
Galkin e os selos olham na direção errada, porque os blogs de MP3 disponibilizam faixas por período de tempo limitado
OS BLOGS de MP3 estão matando a música independente?
Essa é uma discussão quente
que, como quase tudo o que envolve
internet e pop, polariza opiniões.
A questão foi abordada por Johnatan Galkin, norte-americano que
ajuda James Murphy (do LCD
Soundsystem) a tocar o selo DFA,
em entrevista à revista britânica
"Plan B". O assunto repercutiu no
"Guardian" (o texto pode ser encontrado em blogs.guardian.co.uk/music/2007/11/04-week).
O argumento de Galkin é mais ou
menos o seguinte: quem antes
comprava um single, ou mesmo
um disco, hoje se contenta em ouvir as faixas num blog de MP3. "Os
blogs de MP3 diminuíram sensivelmente nossas vendas. Eles não
existiam quando lançamos o single
de "House of Jealous Lovers" e conseguimos vender rapidamente 20
mil cópias. Hoje há milhares de
blogs e a gente vende, em média, de
2.000 a 5.000 cópias", diz Galkin.
E ele culpa especialmente o agregador Hype Machine (hypem.
com), que facilitou a busca de músicas em blogs de MP3. (Se você
não conhece: ao digitar o nome de
uma canção no Hype Machine, o
site busca o arquivo em MP3 dessa
canção em milhares de blogs cadastrados.) Outros selos e gravadoras independentes de tamanho
médio alimentam essa discussão, e
vão de encontro aos blogs.
O ataque aos blogs de MP3 é menos agressivo do que, por exemplo,
aos sites de torrent. Porque, normalmente, quem faz um blog de
MP3 faz porque ama tal música e
quer mostrá-la para os outros.
O que acho dessa briga? Que Galkin e os demais selos estão olhando
na direção errada. Porque muitos
desses blogs de MP3 colocam as
faixas por um período de tempo limitado. Uma semana, um mês. Depois, o link sai do ar.
E porque "House of Jealous Lovers" vendeu bem não porque não
existiam blogs de MP3 (a música,
na época, inundava sites como
Soulseek e Kazaa...). "House of
Jealous..." vendeu bem porque era
uma faixa que soprava novos ares,
que consolidava o disco-punk como gênero do momento.
E porque, quando essa música
foi lançada, o mercado de vinil na
dance music era muito mais forte
do que é hoje.
Se os fãs estão comprando isso
não é culpa dos blogs de MP3, mas
de um modelo de negócio que ainda não soube como tratar com propriedade a música digital.
Enquanto isso, o amigo de Galkin, James Murphy, viaja pelo Brasil com o LCD Soundsystem. Anteontem, fez show em Belo Horizonte tão impressionante quanto o
de São Paulo.
O Nokia Trends -que reunirá o
coletivo tecno Underground Resistance, as bandas She Wants Revenge, Phoenix e Van She- já tem o line-up nacional definido. Mauricio
Takara e convidados, a dupla carioca The Twelves e o DJ Hisato também se apresentarão no Memorial
da América Latina, em São Paulo,
em 8 de dezembro.
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