São Paulo, terça-feira, 16 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dahmer revela mundo de afeto em novo livro

Publicação tem tiragem única de 600 exemplares com capas pintadas à mão por ele

ELISANGELA ROXO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O carioca André Dahmer, 36, criador dos "Malvados", quadrinhos de sucesso na internet pela ironia e acidez, mostra sua produção afetiva no lançamento "Ninguém Muda Ninguém".
Ele abriu o baú de lembranças para publicar poemas, desenhos eróticos, ensaios fotográficos, reproduções de bilhetes, cartas e telegramas -que trocou com pessoas queridas, como namoradas, amigos e até a mãe.
"Minha pulsão é de criar", explica, evitando se rotular apenas como quadrinista.
O critério da seleção do material foi "quero ter isso quando for velho". Por saber da finitude das coisas, guarda o que considera importante. "Tenho sorte por ser da geração que ainda desenha com caneta. Os garotos novos nem têm o que guardar."
O livro tem edição única de 600 exemplares pintados à mão por ele mesmo e é vendido via internet.
Por causa cheiro da tinta usada no processo, Dahmer teve problemas para respirar e sua mulher, grávida de um bebê com "96% de chance de ser menina", precisou se afastar de casa. Mas, apesar de toda dedicação, não considera o livro uma relíquia. "Se acabar, acabou", afirma.
A tiragem reduzida -e única- se justifica pelas capas artesanais mas também por ele considerar que pouca gente pode se interessar por um projeto tão íntimo.
Cinquenta exemplares já foram reservados por ele para amigos. Quando esgotar, planeja disponibilizar o conteúdo para download. Dahmer diz crer que esse afeto tenha a ver com sua porção feminina, que exercita jogando sinuca. "É uma forma de praticar o instinto. As mulheres são mais instintivas e menos egoístas."

NINGUÉM MUDA NINGUÉM

AUTOR André Dahmer
EDITORA Flâneur
QUANTO R$ 88 (138 págs.) no site www.malvados.com.br


Texto Anterior: Com novo nome, festa foca em judaísmo
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.