São Paulo, quinta-feira, 16 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Divulgação/Band
CALOR A ex-apresentadora Leonor Correa dirige o ator Thierry Figueira em gravação do "Band Verão", programa diário de uma hora de duração que a Band exibe de 3 de janeiro a 4 de fevereiro

Ação acusa Record de demonizar negros

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A procuradora da República Eugênia Fávero entrou com ação cível contra a Record e a Rede Mulher, TVs da Igreja Universal do Reino de Deus, por exibirem programas que, segundo ela, demonizam religiões afro-brasileiras (candomblé, umbanda).
A ação acaba de virar processo na 5ª Vara Cível Federal. Atende a representação de entidades afro-brasileiras, que há um ano fizeram passeata na avenida Paulista.
Na ação, também assinada por Hédio Silva Júnior, coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Record e Rede Mulher são acusadas de preconceito religioso e racial e de violarem a Constituição Federal.
As emissoras são acusadas de infringir a liberdade de crença ao transmitirem programas, produzidos pela neopentecostal Igreja Universal, em que as religiões afro-brasileiras são referidas com termos como "encosto", "demônios", "bruxaria" e "feitiçaria".
A ação pede liminar em que a Record e a Rede Mulher sejam obrigadas a fornecer estúdios e profissionais para a gravação de 30 programas de duas horas cada um, a serem exibidos das 21h às 23h, como direito de resposta coletivo às entidades ofendidas.
A Record disse que não irá comentar o assunto, porque desconhece oficialmente a ação. A Rede Mulher afirmou que os "programas são de responsabilidade de quem os produz". A Igreja Universal não se pronunciou.

OUTRO CANAL


Visual Esta é a logomarca que aparecerá na Globo a partir de 1º de janeiro, em comemoração dos 40 anos da rede. A novidade são os anéis, que formam um número quatro, ao redor da esfera, que representa o zero.

Excursão A Band leva para Buenos Aires, neste final de semana, um grupo de anunciantes para assistirem ao espetáculo "Floricienta e Sua Banda", em estádio para 50 mil pessoas. O show é derivado da novela argentina "Floricienta", que a Band adaptará em 2005.

Fila Xuxa e Marcos Pasquim irão ao próximo "Domingão do Faustão" promover "Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida". Caetano Veloso e Paula Lavigne também iriam, para promover "Meu Tio Matou um Cara", mas foram desconvidados. Oficialmente, houve mudança no formato do programa, que seria uma "pizza", mas passou a ser um "videokê", mais popular _com sertanejos.

Futebol A Rede TV! chegou a anunciar que seria ela, mas quem vai transmitir a Copa São Paulo de juniores, em janeiro, será a Cultura. Serão 16 jogos (a Globo também mostra a final). Na TV paga, o evento é do canal ESPN Brasil.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Acaba de sair o corno Papai Noel!
Próximo Texto: Filmes e TV paga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.