São Paulo, sexta-feira, 16 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Redes reagem contra classificação indicativa

Divulgação/TV Record
APOCALIPSE Cartaz de campanha contra a Aids em Maputo, Moçambique; a imagem faz parte da série de documentários "O Fim dos Tempos", que a Record exibe de domingo (20h) a terça (22h30)

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Um seminário anteontem na Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) marcou a reação das grandes redes e do mercado de cinema contra a "nova" classificação indicativa de filmes e de programas, que será editada pelo Ministério da Justiça até março.
A tendência é a classificação ficar mais rigorosa. Ontem, o ministério concluiu consulta pública que embasará suas propostas de mudanças _algumas formais, como a adoção de símbolos para informar a classificação dos programas no ato da exibição.
O seminário serviu para as emissoras mostrarem ao Ministério da Justiça que são contra a classificação indicativa, que a consideram "censura" e prejudicial financeiramente _foram citadas as "absurdas" classificações, nesta semana, do novo "King Kong" para 14 anos e de "Pocahontas", o filme infantil, para apenas após as 20h na Globo.
"Achamos inconstitucional impor sanções às TVs pelo não-cumprimento da classificação", afirma a advogada Claudia Telles, representante da Abert (associação das TVs), que ameaça ir à Justiça contra a regulamentação.
As TVs querem que a classificação seja apenas um instrumento de ajuda aos pais, sem ser obrigatória, sem determinar o horário de exibição do programa. Defendem a "liberdade de programação" e o bloqueio de conteúdos, pelos pais, pela implantação de novas tecnologias (V-Chip).

OUTRO CANAL

Jatobá A Record finaliza negociações com Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos, que na novela "América" (Globo) era apresentador do mal-acabado programa sobre deficientes físicos "É Preciso Saber Viver". O locutor dividirá com Bianca Rinaldi o "Ressoar", programa de responsabilidade social da Record.

Belezura No esforço da Globo para melhorar a audiência da novela "Bang Bang", vai sobrar até para o visual do mocinho da história, Ben Silver (Bruno Garcia). Pesquisas detectaram rejeição ao estilo "sujo" do rapaz. Em breve, ele aparecerá com barba aparada.

Buraco Para não ter que prorrogar contratos com atores que vencem no final de mês, o SBT desistiu de prolongar a novela "Os Ricos Também Choram" até março, quando deve estrear "Cristal". A novela fica no ar até 20 de janeiro. Silvio Santos ainda não decidiu o que irá substituí-la, mas não deverá ser uma trama mexicana.

Gratidão A Record ficou 17 minutos à frente da Globo, em primeiro no Ibope, ontem de manhã com jogo do Liverpool no Mundial de Clubes. Os direitos do torneio foram cedidos pela própria Globo.

Paratodos O Canal Brasil promove festa hoje no Rio para entregar o primeiro prêmio "Urubu de Coco", para profissionais de cinema que pouco aparecem (como maquiadores) e para categorias inusitadas, como ator que mais aparece (Lázaro Ramos é favorito).


E-mail - dcastro@folhasp.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Eu vou gritar "Volta FMI!"
Próximo Texto: Programação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.