São Paulo, quarta, 16 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA
Nova tecnologia, a ser implantada até agosto, ampliará oferta de canais; assinantes terão de trocar aparelhos
TVA adota transmissão digital em 1999

ALEXANDRE MARON

da Reportagem Local

A TVA vai ficar muito parecida com a DirecTV a partir do ano que vem. O sistema MMDS (transmis são de sinais de TV por meio de microondas), atualmente analógi co, se tornará totalmente digital a partir de agosto de 1999.
Com a adoção do MMDS digital o assinante terá até 99 canais de áu dio e vídeo com som estéreo e maior qualidade de recepção. Os primeiros testes para a escolha de equipamentos serão concluídos em fevereiro do ano que vem no Rio de Janeiro e em Brasília.
O mercado de TV por assinatura se divide entre a transmissão por cabo (TVA e Net), miniparabólicas (DirecTV, Sky e Tecsat) e as ante nas MMDS (TVA). Esse último sofria a desvantagem de oferecer no máximo 31 canais, um limite técnico, imposto pelo número de frequências que a ante na é capaz de transmitir. Por cabo a oferta é de 50 canais, enquanto as miniparabólicas disponibilizam mais de 100.
Como no sistema digital é possí vel comprimir e transmitir até sete canais por meio de cada uma des sas 31 frequências, a capacidade to tal do MMDS chegaria a 217 canais. A meta, segundo o diretor de mar keting da TVA, Boaventura dos Santos Antônio, é disponibilizar para o assinante 54. "Não adianta oferecer mais canais se não há op ções de qualidade." Para ter acesso ao novo serviço, o assinante terá de trocar a set-top box (a caixinha instalada em casa) pelo modelo mais moderno.
A TVA investirá US$ 6 milhões em equipamentos em cada cidade na qual o sistema digital for im plantado. A set-top box custará cerca de RÏ 350, o modelo mais simples, e RÏ 500, com capacidade para receber videogames e fazer te lecompras. O preço final para o as sinante não será esse. Assim como nas miniparabólicas, o valor será subsidiado.
A transição do MMDS analógico para o digital será feita em três anos. Quem tiver o sistema digital, a partir do ano que vem, terá até 49 canais contra os 30 disponíveis atualmente. Em 2001, essa oferta chegará a 54. Quem não comprar o novo set-top box continuará com o número de canais atual. Segundo o diretor de marketing da operadora, o sistema digital ofe recerá um serviço de maior quali dade por um preço mais baixo do que o atualmente oferecido.
A implantação da tecnologia di gital servirá para dar algum fôlego ao sistema, que, por ser mais bara to, ajudou a TVA a crescer nos pri meiros anos de implantação da TV paga no Brasil.
Hoje, essa tecnologia está total mente ultrapassada, mas tem uma função estratégica. "O MMDS ana lógico, com menos canais, se tor nará a porta de entrada da classe C no mercado de TV por assinatura", acredita Antônio.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.