UOL


São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

A música mais famosa (e misteriosa) de 2003

LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Danger! High Voltage". Essa música do Electric Six, grupo maluco da prolífica Detroit, deveria estar no livro novo de Nick Hornby, o de músicas inesquecíveis, só por causa de seu início romântico, de sublimação: "Fire in the disco, fire in the Taco Bell!". É sobre um casal normal, que vai a lugares normais. E que, quando se beija e se toca, dá curto-circuito, sai faísca.
A música, um disco-punk misterioso (daqui a pouco a explicação), é a mais falada deste ano de poucos dias. Saiu em single em Londres e vendeu pacas. Entrou direto no SEGUNDO lugar da parada oficial britânica, que sempre comporta lixos comerciais inomináveis nas primeiras posições.
É hit em pista de Nova York. Explodiu em todos os clubes indies do eixo Manhattan-Brooklin, em um fenômeno só comparável com o que aconteceu no ano passado quando começou a rolar "Emerge" (electro do Fischerspooner) e "House of Jealous Lovers" (punk-funk do Rapture).
O Electric Six circula desde 1995, 1996 pela cena garage de Detroit. Tinha um outro nome, Wildbunch, mas desencanaram quando um DJ de mesmo batismo pediu dinheiro pelo "título".
A escalação do sexteto: Dick, Disco, Surge Joebot, M, Rock'n'Roll Indian, Tait Nucleus.
Basicamente misturam disco music, punk, new wave. E do caldo sai um raio de "disco metal". Conforme já dito aqui, Electric Six é como se o John Travolta fosse o vocalista do Motorhead.
Parece que o resto do repertório da banda é normal, sem nada demais. "Danger! High Voltage" é que é a coisa. O single foi lançado semana passada na Inglaterra e cravou o segundão fácil, tudo no vapor dos explosivos shows de uma miniturnê britânica em outubro. A música, na verdade, já havia sido lançada em 2001, quando a banda era o Wildbunch.
A banda tem um disco cheio, "Rock Empire", mas ainda não foi lançado. Segundo conta, o CD está guardado e nenhum dos integrantes jamais viram uma cópia. Algumas versões piratas dos shows ingleses, quando encontrados, custam fortunas na feira de Camden Town, em Londres.
O que está construindo a fama do Electric Six é um mistério que envolve o nome de quem faz o ótimo backing vocal, meio feminino, meio descontrolado, em "Danger! High Voltage". Quase toda a imprensa musical americana e inglesa jura que a voz é de Jack White, guitarra e vocal do ótimo White Stripes, também de Detroit.
Mas a banda nega, dizendo que é um tal de John S. O'Leary o dono da voz. Esse O'Leary a banda não explica direito quem é.

lucio@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Literatura indie: Ficção sobre Mano Wladimir roda a internet
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.