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Crítica/"Down by Law"
Jarmusch expõe a América dos perdedores
BRUNO YUTAKA SAITO
DA REPORTAGEM LOCAL
Longe de fazer um cinema panfletário focado
em questões sociais,
Jim Jarmusch vem, desde sua
estréia em longas com "Estranhos no Paraíso" (1984), construindo uma obra que olha com
certo estranhamento para a
América. Mais do que uma vocação para esmiuçar a psicologia de seus personagens e suas
contradições, seus filmes expõe
não apenas o subterrâneo de
uma nação, mas as bordas esquecidas da própria vida.
É assim que Jarmusch se
consagrou como o grande nome do cinema independente
americano dos anos 80, com
seu segundo longa, o cult
"Down by Law" (1986), que ainda hoje causa certo frisson no
circuito alternativo e tem lançamento em DVD no Brasil.
Filmado na poética (e estilizada) fotografia em preto-e-branco de Robby Müller, o longa usa um fiapo de trama para explodir em climas e soluções
cinematográficas minimalistas. Mais do que contar a história de três outsiders que vão parar, injustamente, na cadeia para depois empreender uma fuga, "Down by Law" ergue-se sobre a surrada idéia de "caldeirão" de influências, que, aqui,
extrapola os clichês.
Definido pelo diretor como
uma "comédia-noir-neo-beat",
o longa abraça um imaginário
vago que une tanto filmes noir
dos anos 50 quanto a literatura
de Tennessee Williams e citações a William Blake e, principalmente, uma Louisiana mítica de pântanos sujos e crocodilos. Nesse cenário, vagam personagens à margem da América: Jack (John Lurie), um gigolô de quinta categoria, e Zack
(Tom Waits), um DJ desempregado, que serão sacudidos
pelo histriônico italiano Bob
(Roberto Benigni).
Ao contrário do ritmo do cinemão americano, "Down by
Law" privilegia os silêncios, os
longos planos-seqüências em
que aparentemente nada acontece. Para Jarmusch, o nada
que se segue aos diálogos é o
que mais importa. Ele sabe que
a vida não é apenas ação.
DOWN BY LAW
Direção: Jim Jarmusch
Distribuidora: Lume Filmes (R$ 38)
Avaliação: ótimo
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