São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

João Miguel Jr./TV Globo
RADICAL Filho de Lucélia Santos, Pedro Neschling (que estreou em "Da Cor do Pecado") grava sua primeira cena de "A Lua me Disse", próxima novela das sete; na trama, ele será um skatista

Globo transforma 'América' em shopping

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Globo quer bater o recorde de merchandisings de "Senhora do Destino" (107 no total) e faturar pelo menos R$ 64 milhões com "América" transformando a novela em um shopping center.
As primeiras ações de merchandising costumam aparecer após o 40º capítulo. Em "América", isso será antecipado. A novela, em suas primeiras cenas, já vem atiçando anunciantes, mostrando gratuitamente marca de cerveja.
Em "América", a Globo quer vender de vestuário a trator, goiabada e leite condensado. De jipões a encomendas expressas, remédio para cavalo, destinos turísticos ("o que o Brasil tem de bom"), temperos e tinturas para cabelo.
Do plano comercial que a Globo distribuiu às agências, a "oportunidade" mais esdrúxula é a que a emissora coloca à venda passagens de tempo e espaço (o corte de uma cena do interior para uma urbana, por exemplo). "No Rio e em Miami, poderão ser inseridas por computação gráfica marcas de bancos, telefonia e postos de gasolina", sugere a Globo.
A Globo não poupa nem a queima do alho, o preparo das refeições dos peões. "Caldo de carne, galinha, costela e outros temperos serão bem-vindos". A emissora também oferece espaço nas camisas dos peões, no relógio da arena e até nas locuções de rodeio.
Cada merchandising custa R$ 600 mil, sem contar cachês. Desde 2003, esse tipo de propaganda paga o custo da novela (R$ 44 mi).

OUTRO CANAL

Novos tempos A Câmara Municipal de São Carlos aprovou anteontem moção de protesto à Globo por só retratar políticos corruptos em suas novelas. O pedido partiu de vereadora do PT, partido que até hoje festeja a minissérie "Anos Rebeldes", que, em 1992, inspirou manifestações contra Fernando Collor.

Sobremesa Executivos da Rede TV! acreditam que nos próximos meses a emissora no mínimo empatará com a Band no quarto lugar no Ibope. Em fevereiro, a distância foi de apenas 0,2 ponto entre as duas (1,7 para Rede TV!, e 1,9 para a Band) na média diária (7h/0h).

Mad madruga Escondida, a minissérie "Mad Maria" definha. Anteontem, chegou a ficar a apenas quatro pontos do "Show do Tom". Às 23h59, marcava 17 pontos, contra 13 da Record.

Tesoura O canal pago Multishow não poupou nem o episódio de estréia da oitava temporada da série de animação "South Park", no último sábado. Como sempre faz quando termina "Big Brother Brasil", interrompeu sua programação para transmitir o "reality show". Os fãs do seriado detestaram.

Saga Pelo terceiro ano consecutivo, a MTV exibirá a série "Família MTV", inspirada na americana "The Osbournes", em que acompanha a rotina de artistas pop. Os eleitos de 2005 são o cantor Felipe Dylon e a banda CPM 22. No ar a partir de maio.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: "América" urgente! Acordei relinchando!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.